Brexit: O que prevê o plano do premiê britânico Boris Johnson para evitar saída da UE sem acordo

Correio do Pantanal

3 out 2019 às 13:33 hs
Brexit: O que prevê o plano do premiê britânico Boris Johnson para evitar saída da UE sem acordo
Retrato de Boris Johnson
Image captionO primeiro-ministro britânico tornou público nesta quarta-feira seu plano, batizado como ‘Duas fronteiras por quatro anos’

Se nada mudar, em 31 de outubro haverá um Brexit sem acordo. O governo de Boris Johnson diz estar pronto para essa possibilidade, mas ainda busca renegociar os termos fechados com a União Europeia (UE) por sua antecessora, Theresa May, para a saída do Reino Unido do bloco.

O primeiro-ministro britânico tornou público nesta quarta seu plano, batizado como “Duas fronteiras por quatro anos”. A proposta inclui uma solução para o principal obstáculo ao acordo: a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte, um território britânico, e a Irlanda, que faz parte da UE.

O acordo estabelecido em maio inclui uma “salvaguarda” para impedir a instalação de uma fronteira física entre as Irlandas, mas foi repetidamente rejeitado pelo Parlamento britânico, o que levou à renúncia de May. Os parlamentares temiam que o Reino Unido permanecesse desta forma vinculado indefinidamente aos regulamentos europeus.

A proposta de Johnson surge em meio a dificuldades políticas causadas pelo Brexit. Em sua campanha, ele prometeu que a saída do bloco ocorreria na data estipulada, com ou sem acordo.

Em uma decisão que provocou grande polêmica. o premiê chegou a suspender o Parlamento por cinco semanas no começo de setembro.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: