Trio que se perdeu em mata durante coleta de pequi é localizado em Sonora

Correio do Pantanal

10 jan 2021 às 20:42 hs
Trio que se perdeu em mata durante coleta de pequi é localizado em Sonora

Maikon Leal

Três pessoas que estavam perdidas na zona rural de Sonora após saírem para coletar pequi foram resgatadas por militares do Corpo de Bombeiros de Coxim no início da manhã deste domingo (10).

Informações obtidas pelo Coxim Agora são de que J.A.M.O., de 36 anos, M.S.A., de 25 anos e M.C.A., de 53 anos haviam saído com objetivo de coletar pequi em uma área de mata na zona rural do município, no entanto, até as 20h30min deste sábado (09) não haviam retornado porque estariam perdidos.

Uma pessoa acionou o Corpo de Bombeiros de Coxim que foi até o local e passou a realizar buscas terrestres na região, primeiro, os militares conseguiram encontrar o veículo das vítimas, ou seja, o ponto de entrada na mata.

Após obter informações e definição de estratégias, a equipe de bombeiros juntamente com amigos das vítimas adentraram à mata encontrando vários vestígios da passagem deles pelo local.

Um fato positivo é que havia contato via telefone em algumas áreas, sendo possível contato com amigos e familiares tentando obter informações da localização das vítimas.

Foi informado a equipe de bombeiros que, por meio de fogos de artifícios soltados na estrada vicinal de acesso, por telefone as vítimas disseram que em certo ponto o som gerado pelas explosões ficou mais claro dando uma ideia da direção.

Além dos bombeiros, equipes da Polícia Militar e Polícia Civil também estiveram no local realizando rondas no perímetro com os sinais luminosos e sonoros ligados (técnica usada em buscas) onde as vítimas conseguiram escutar e se orientar um pouco mais.

Em contato com as vítimas, a equipe de bombeiros também os orientou através de algumas estrelas a direção Norte e através de raios no horizonte o sentido Oeste, dando a eles a orientação no terreno e direção exata a qual deveriam seguir.

Feita as orientações a equipe de bombeiros e amigos adentraram novamente na mata tendo como base no local onde informaram ouvir melhor o som da sirene da viatura.

De tempo em tempo era realizada rápidas ligações telefônicas pois o telefone que eles portavam já estava com a bateria baixa.

Por voltas das 01h30min foi recebido o último contato e as buscas foram encerradas às 03 horas tendo em vista a mata ser extremamente fechada impossibilitando o acesso durante a noite.

Por volta de 04h45min, de domingo, ao clarear do dia, sob chuva e baixa temperatura iniciou-se novamente as rondas com os sinais luminosos e sonoros ligados.

Por volta das 07h20min ouviu-se os primeiros gritos na direção Sudeste do posto de comando montado e as 07h30min as 3 vítimas conseguiram sair na estrada, sem ferimentos relevantes, porém cansados e desidratados.

Uma das vítimas é diabética, recebeu avaliação e atendimento pré-hospitalar onde seu estado clínico se encontrava dentro dos padrões normais. Mesmo assim, as famílias foram orientadas a levar todas as

Foto: 5º BPM / Divulgação
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.