Secretário de obras de cidade de SP é preso por pegar trator do governo paulista e usar na fazenda dele em MS
  • piramide

Correio do Pantanal

30 set 2018 às 22:59 hs
Secretário de obras de cidade de SP é preso por pegar trator do governo paulista e usar na fazenda dele em MS

Por Graziela Rezende, G1 MS

Trator foi apreendido na fazenda de secretário em MS e devolvido para município em SP — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoTrator foi apreendido na fazenda de secretário em MS e devolvido para município em SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Trator foi apreendido na fazenda de secretário em MS e devolvido para município em SP — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Brasilândia, a 374 km de Campo Grande, prendeu por crime de peculato, o secretário de obras do município de Nova Independência (SP), Thiago Joanini, 34 anos, e o servidor público municipal Edcarlos de Salis, 50 anos. A ação ocorreu após denúncia, de que o secretário estaria desviando o maquinário para usar na fazenda dele. Houve mandado de busca e apreensão e o flagrante ocorreu nesse sábado (29).

Antes das prisões, os policiais fizeram buscas e encontraram o trator no local, inclusive com adesivo do governo, fazendo serviços em uma pastagem da fazenda do político. O delegado Thiago Passos, responsável pelas investigações, então pediu o mandado e o cumpriu com a equipe durante a tarde.

No momento do flagrante, os policiais constataram que o trator estava sendo operado pelo servidor público e que este estava sendo supervisionado pelo secretário do obras. Ao ser questionado, ele ressaltou que “tinha amplos poderes para usar o maquinário de sua pasta em serviços de qualquer natureza e também alegou que iria recolher aos cofres públicos os valores gastos com a utilização do trator”, conforme a polícia.

“A pena para o crime é de até 12 anos e não cabe fiança. O secretário e o servidor devem passar por audiência de custódia entre hoje e amanhã. Ambos não tinham passagens pela polícia. Ambos afirmam que tinham usado somente ontem, porém, temos informações que pegaram o equipamento há cerca de 4 dias e utilizaram neste período. As pessoas precisam entender que patrimônio público não deve jamais ser confundido com algo particular”, ressaltou ao G1 o delegado.

Houve voz de prisão e ambos foram encaminhados para a delegacia de Brasilândia. Já o trator foi devolvido para o município de Nova Independência. Uma cópia do inquérito deve ser encaminhada ao Ministério Público (MP) para apuração de improbidade administrativa.

O telefone para denuncias anônimas, com sigilo absoluto é 67 99987 9169 (WhatsApp).

Trator apreendido na fazenda de secretário em MS estava sendo usado há cerca de 4 dias, diz polícia — Foto: Polícia Civil/DivulgaçãoTrator apreendido na fazenda de secretário em MS estava sendo usado há cerca de 4 dias, diz polícia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Trator apreendido na fazenda de secretário em MS estava sendo usado há cerca de 4 dias, diz polícia — Foto: Polícia Civil/Divulgação

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.