Trump prepara-se para proibir cigarros eletrónicos com sabor
  • Projetando

Correio do Pantanal

11 set 2019 às 16:40 hs
Trump prepara-se para proibir cigarros eletrónicos com sabor

A Administração norte-americana vai banir do mercado os cigarros eletrónicos com sabor, incluindo os de menta e de mentol, depois de uma misteriosa doença pulmonar ter causado centenas de doentes e matado pelo menos seis pessoas

© D.R.

DN

AAdministração de Donald Trump prepara-se para banir do mercado os cigarros eletrónicos com sabor, incluindo os de menta, acabou de confirmar o secretário da Saúde e dos Serviços Humanos, Alex Azar, na sua conta oficial de Twitter.

O anúncio, refere a CNN, surge depois de as autoridades sanitárias norte-americanas terem pedido restrições nesse sentido, no contexto do combate a uma misteriosa doença pulmonar que adoeceu centenas de pessoas e matou já pelo menos seis.

A Food and Drug Administration encontra-se a finalizar as instruções no sentido de remover do mercado os cigarros eletrónicos com sabor. Algumas empresas, como por exemplo a Juul, tem sido alvo de críticas e acusada de instigar as crianças a fumar este tipo de cigarros com sabores frutados e doces. Manga e caramelo são alguns exemplos. Além dos de menta. As ações da Altria, que detém a Juul, caíram, enquanto as das rivais PMI Group, Japan Tobacco, British American Tobacco e Imperial Brands subiram.

“Acabei de anunciar com o presidente e o comissário da Food and Drug Administration que estamos a ultimar políticas que irão limpar os cigarros eletrónicos com sabor do mercado. Novos dados provisórios mostram que o uso entre os jovens continua a subir e não vamos ficar a assistir a isso. Os planos atuais não incluem os cigarros eletrónicos com tabaco de sabor, mas se os dados mostrarem que os jovens estão a migrar para produtos de tabaco com sabor, então faremos o que for preciso para travar o uso destes produtos entre os mais jovens”, escreveu, em dois tweets, o secretário da Saúde e dos Serviços Humanos Alex Azar.

Secretary Alex Azar@SecAzar

I just announced with @POTUS and @FDACommissioner that we will be finalizing policies that will clear flavored e-cigarettes from the market. New provisional data show that youth use continues to rise rapidly, and we will not stand idly by.1,0171:16 PM – Sep 11, 2019Twitter Ads info and privacy1,096 people are talking about this

Secretary Alex Azar@SecAzarReplying to @SecAzar and 2 others

While the current plan is to not include tobacco-flavored e-cigarettes, if data show kids migrating to tobacco-flavored products, we will do what’s necessary to tackle continued youth use of these products.3621:16 PM – Sep 11, 2019Twitter Ads info and privacy307 people are talking about this

Esta notícia surge no mesmo dia em que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) recomendou aos médicos que comuniquem às autoridades de saúde casos de doentes com sintomas respiratórios agudos que suspeitem estar ligadoos ao consumo do cigarro eletrónico. “Até ao momento não se conhecem casos semelhantes fora dos EUA. No entanto, dada a grande disseminação destes produtos e fácil acessibilidade, é provável que surjam noutros países, incluindo Portugal”, adverte a SPP em comunicado. Perante esta situação, os especialistas recomendam aos consumidores de cigarros eletrónicos que desenvolvam sintomas respiratórios agudos a procurar um médico e informá-lo sobre o produto que consomem.

PARTILHAR

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: