Anti-inflamatórios e antitérmicos podem provocar intoxicação

Correio do Pantanal

19 fev 2018 às 08:31 hs
Anti-inflamatórios e antitérmicos podem provocar intoxicação

CORREIO DO ESTADO

A cada hora, duas pessoas se intoxicam pelo uso de remédios – Foto: Divulgação

Dados divulgados pelo Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) revelam que, a cada hora, duas pessoas se intoxicam pelo uso de remédios.

A automedicação é a principal causa da maioria desses casos, uma cultura difícil de modificar no País. A população tem o hábito de pedir indicações de remédios para amigos, vizinhos e até procurar na internet informação não especializada.

O professor Maurício Yonamine, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e diretor do Laboratório de Análises Toxicológicas, esclarece que um profissional de saúde deve sempre ser consultado antes do uso de qualquer medicamento. Mesmo analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos de venda livre podem provocar intoxicação.

O Conselho Federal de Farmacêuticos está realizando uma campanha para conscientizar as pessoas do perigo que é a automedicação. Para o professor, crianças e idosos são os mais vulneráveis, mas toda a população pode sofrer com o problema, pois a cultura é muito difícil de combater.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: