Quem já teve covid-19 ou foi vacinado pode ter anticorpos para a vida toda, diz estud

Correio do Pantanal

2 jun 2021 às 21:19 hs
Quem já teve covid-19 ou foi vacinado pode ter anticorpos para a vida toda, diz estud
As vacinas, em especial as que utilizam a tecnologia de mRNA, foram capazes de produzir este tipo de
As vacinas, em especial as que utilizam a tecnologia de mRNA, foram capazes de produzir este tipo de célulasFoto: Angela Weiss / AFP

JNOntem às 14:40

Quem já esteve infetado com o novo coronavírus SARS-CoV-2 ou foi vacinado contra a covid-19 pode ter desenvolvido anticorpos contra a doença para a vida toda ou durante vários anos, revela um estudo científico da Universidade de Washington, publicado na revista Nature.

De acordo com o estudo, publicado no dia 26 de maio, é a primeira vez que foram detetadas células plasmáticas protetoras na medula óssea que permanecem durante meses no organismo ou até mesmo para sempre. Este tipo de células, chamadas células B de memória, foram encontradas em pessoas que recuperaram da doença, e podem voltar a ser ativadas numa nova infeção.

O estudo da Universidade de Washington revela ainda que o nível de anticorpos cai abruptamente quatro meses após a infeção, mas pela primeira vez é demonstrado que o sistema imunitário tem capacidade para produzir mais anticorpos se for necessário.

Também as vacinas, em especial as que utilizam a tecnologia de mRNA, como as da Pfizer e da Moderna, foram capazes de produzir este tipo de células.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.