Dia encoberto, cinzento e com mais chuva volumosa em Mato Grosso do sul, Recôncavo Baiano, São Paulo e norte do Paraná.
Por Izabella Camargo, G1 — São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/t/K/3UlL68T56ox3hcr8sGXg/icones.jpg)
Previsão do tempo Brasil 25/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo
Nesta quarta-feira (25), temporais podem ocorrer a qualquer hora do dia no Recôncavo Baiano, sul de Minas e Triangulo Mineiro, Rio de Janeiro, sul de Goiás e de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
O mar fica agitado entre São Paulo e o Recôncavo Baiano.
Origem dos temporais
Na Bahia, é um sistema de alta pressão que está no oceano e que joga ar úmido para o continente.
No Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul do país, são 2 dois sistemas atmosféricos atuando juntos. Uma área de alta pressão no oceano que faz circular vento frio e úmido para a faixa litorânea do Sudeste e um sistema de baixa pressão sobre o norte de MS que contribui para circulação de calor e nuvens carregadas de chuva.
Qual a diferença entre uma área de alta e baixa pressão?
Na alta, as correntes de vento circulam no sentido anti-horário e transportam o vento de cima para baixo.
Na baixa, as correntes de vento circulam no sentido horário e transportam o vento de baixo para cima.
Esses movimentos, dependendo das características do dia, como a umidade do ar, pressão e temperatura, podem provocar diferentes mudanças no tempo.
Chuva
Nesta quarta, pode chover o esperado para todo o mês em Araraquara, SP (média 49 mm).
Em tempo: as áreas em lilás representam 50 mm de chuva – um volume alto para apenas um dia.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/9/B/tLvBqRSHGFfr5UFLriBw/chuva-hoje.jpg)
Chuva volumosa Brasil 25/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo
Temperatura
Destaque para o “frio” em Campo Grande: 6ºC abaixo da média do mês (30º).
Os termômetros podem marcar 24ºC, mas na pele a sensação pode chegar a 22ºC por causa do céu encoberto e dos ventos em diferentes níveis da atmosfera.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/q/z/iVAm2oSfm8r8O4TRORTg/temperaturas-25.09.jpg)
Temperaturas Brasil 25/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo
Sul
Céu bem encoberto e previsão de temporais a qualquer hora do dia no Paraná e Vale do Itajaí (SC). Rio Grande do sul com tempo firme.
Próximos dias: otempo abre em toda a região. Não deve chover até sábado, e as temperaturas voltam a subir.
Temperaturas máximas
- Curitiba: 19º
- Florianópolis: 21º
- Porto Alegre: 25º
Sudeste
Quarta-feira nublada e com céu carregado em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e Triângulo Mineiro. Se o sol aparecer, será brevíssimo e entre muitas nuvens. Pode chover a qualquer hora do dia, mas a partir da tarde o risco é de chuva volumosa, com potencial de provocar alagamentos.
Atenção: moradores da região metropolitana de São Paulo, de todo o litoral, dos Vales do Paraíba, do Ribeira e da Baixada Santista, o sistema de alta pressão que está no mar vai transportar ventos fortes, frios e úmidos a partir da tarde. O mar continua agitado.
Próximos dias: dias com mais vento, pancadas de chuva forte com risco de temporais no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas e região metropolitana, todo Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Temperaturas máximas
- Belo Horizonte: 27º
- Vitória: 29º
- Rio de Janeiro: 25º
- São Paulo: 20º
Centro-Oeste
Boa notícia: moradores de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás, que estavam sofrendo com o ar seco e as queimadas, podem ver chuva a qualquer hora nesta quarta. Aproveitem para respirar um ar menos poluído e mais úmido.
Próximos dias: intensificação de ventos provoca pancadas de chuva no sul de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul.
Alô, Brasília: depois de mais de 4 meses sem chuva, nesta quinta-feira (25) deve chover no Distrito Federal já na parte da manhã.
Temperaturas máximas
- Cuiabá: 34º
- Goiânia: 35º
- Brasília: 30º
- Campo Grande: 24º
Norte
Temporais com raios a qualquer hora do dia em Rondônia, Amapá, norte do Amazonas e noroeste do Pará. No centro-oeste do Tocantins, o tempo continua firme e seco. Nos outros estados, o sol aparece entre muitas nuvens e, a partir da tarde, há chance de pancadas de chuva.
Origem dos temporais: a clássica combinação do calor e da alta umidade no ar.
Próximos dias: temporais em parte do Acre e Rondônia.
Temperaturas máximas
- Manaus: 34º
- Rio Branco: 33º
- Amapá: 33º
- Porto Velho: 34º
- Palmas: 38º
- Boa Vista: 31º
- Belém: 33º
Nordeste
Previsão de temporais o dia todo no Recôncavo Baiano. Na faixa leste de Alagoas até Paraíba, sol entre muitas nuvens e chuva passageira.
Atenção: Umidade do ar abaixo de 30% no sul do Maranhão, centro sul do Piauí e Ceará, centro-oeste da Paraíba, Pernambuco e Bahia. O normal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, são 60%, então não descuide da hidratação.
Próximos dias: chuva diminui em parte do leste nordestino, mas o sul da Bahia continua com instabilidades e ainda pode chover de forma volumosa durante todo o dia.
Temperaturas máximas
- Aracaju: 29º
- Maceió: 29º
- Recife: 29º
- João Pessoa: 30º
- Natal: 31º
- Fortaleza: 33º
- Teresina: 37º
- São Luis: 31º
- Salvador: 27º
Eventos ao ar livre
Show do Bom Jovi
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/M/I/QRBk0VTOWRYJkUj5SpHw/132a8859.jpg)
Jon Bon Jovi no último show que fez em São Paulo, há 2 anos — Foto: Celso Tavares/G1
São Paulo – Allianz Parque – 25/09
90% de chuva às 20h e 15ºC, mas com sensação de mais frio por causa do vento.
Curitiba – Pedreira Paulo Leminski – 27/09
Sem chuva e previsão de 12ºC.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/1/I/FpeobTSGWOA4aKJQPymw/7929266-1-.jpg)
Ensaio no palco Mundo, o principal do Rock in Rio, que começa nesta sexta (27) — Foto: RJTV
Rio – Cidade do Rock – 27, 28 e 29/09
Instável com chance de chuva a qualquer hora e temperaturas baixas, sensação de frio por causa dos ventos. Só no domingo a chance de chuva diminui e o sol deve aparecer entre nuvens.
Rio – Cidade do Rock – 4, 5 e 6/10
Totalmente diferente do primeiro. Tempo firme, seco e quente.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.