Kim Jong-un é convidado para visitar a Rússia

Correio do Pantanal

31 maio 2018 às 09:21 hs
Kim Jong-un é convidado para visitar a Rússia

Chanceler russo se encontrou com líder norte-coreano em Pyongyang. Reunião acontece em plena preparação para uma cúpula entre Kim e Donald Trump.

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, encontraram-se em Pyongyang nesta quinta-feira (31) (Foto: Valery Sharifulin/TASS News Agency Pool Photo via AP)

Em visita a Pyongyang, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, convidou nesta quinta-feira (31) o líder norte-coreano Kim Jong-un a visitar a Rússia. O convite acontece durante a preparação para uma cúpula entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Venha à Rússia, ficaremos felizes de recebê-lo”, disse Lavrov a Kim, de acordo com um comunicado do ministério das Relações Exteriores da Rússia, segundo a France Presse. Kim nunca viajou à Rússia. O seu pai, Kim Jong Il, visitou o país em 2011 e 2012.

Nesse primeiro encontro com o líder norte-coreano, Lavrov transmitiu a Kim as “saudações cordiais” do presidente russo Vladimir Putin, que deseja “êxito nas importantes iniciativas que acontecem na península coreana”.

Lavrov viajou a Pyongyang depois de receber um convite de seu colega norte-coreano Ri Yong Ho, que em abril visitou a Rússia.

“Conversamos em detalhes sobre a situação internacional e, em particular, sobre os problemas que devem ser resolvidos para alcançar a desnuclearização da península coreana com a criação de um sistema estável para a paz e segurança”, declarou Lavrov, citado no comunicado após o encontro com o ministro norte-coreano.

A visita de Lavrov acontece no auge das atividades diplomáticas entre Coreia do Norte e Estados Unidos, com a aproximação de 12 de junho, data prevista da reunião de cúpula entre Trump e Kim.

O presidente americano chegou a anunciar o cancelamento da cúpula, mas a visita do alto funcionário da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, a Nova York dá indícios de que ela ainda pode acontecer.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.