CPI dos Cartões de Crédito pode votar relatório final na quarta-feira

Correio do Pantanal

3 jul 2018 às 11:02 hs
CPI dos Cartões de Crédito pode votar relatório final na quarta-feira

CONJUNTURA ONLINE

Presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (E), e relator, senador Fernando Bezerra Coelho (Foto: Agência Senado)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Cartões de Crédito, que investiga os juros cobrados pelas empresas operadoras de cartões, reúne-se na quarta-feira (4) para apresentação e votação do relatório final do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Para ele, uma das principais frentes de combate seria inibir a concentração e a verticalização dos bancos no país. A reunião está marcada para 10h05, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

Segundo o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), em 2016 as operadoras cobraram, em média, a taxa de 494% ao ano, enquanto a taxa anual da Selic estava em 8,5%.

Já no ano passado, a média dos juros anuais dos cartões ficou em 334%, diante de uma taxa Selic de 6,75%.

Conforme informou o senador, a maioria dos países vizinhos do Brasil cobra a média anual de 40%.

A comissão foi instalada em 17 de abril de 2018 e realizou cinco audiências públicas.

Também integram a CPI como membros titulares os senadores Dário Berger (MDB-SC), Jorge Viana (PT-AC), Reditario Cassol (PP-RO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eduardo Lopes (PRB/-RJ). Os senadores Zeze Perrela (MDB-MG), Roberto Rocha (PSDB-MA), Regina Sousa (PT-PI) e Lasier Martins (PSD-RS) são membros suplentes. O encerramento da comissão está previsto para outubro de 2018.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: