
JNOntem às 13:29
O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, saiu da Terra pela primeira vez, esta terça-feira, na companhia de um estudante e uma pioneira de aviação, que se tornaram na pessoa mais nova e mais velha a ir ao espaço.
Bezos, alcançou hoje o espaço a bordo do foguetão New Shepard, da empresa Blue Origin, que fundou, tendo superado os 100 quilómetros de altitude.https://www.youtube.com/embed/tMHhXzpwupU?enablejsapi=1&origin=https%3A%2F%2Fwww.jn.pt&widgetid=1
O foguetão descolou de uma plataforma no deserto do Texas, nos Estados Unidos, às 14.13 horas (em Portugal continental), com um atraso de 13 minutos face à hora prevista devido a revisões técnicas nos últimos minutos.







Três minutos depois da descolagem, a cápsula onde seguiam os quatro turistas espaciais libertou-se do foguetão e superou a linha Karman, o limite reconhecido internacionalmente entre a atmosfera terrestre e o espaço.
Junto com Jeff Bezos, fundador da empresa de comércio ‘online’ Amazon, seguiram no primeiro voo tripulado da Blue Origin o irmão Mark, a pioneira da aviação norte-americana Wally Funk, de 82 anos, e o estudante holandês Oliver Daemen, de 18 anos, filho de um multimilionário, que pagou a viagem.
Wally e Oliver passaram a ser, com esta curta viagem de 11 minutos, a pessoa mais velha e mais nova no espaço.
Durante os pouco minutos que a tripulação esteve em microgravidade pôde admirar a Terra e ver o negro profundo do resto do Universo.
Pouco tempo depois de o foguetão New Shepard, completamente autónomo, ter regressado ao ponto de partida, a cápsula com os quatro turistas aterrou no deserto do Texas.
À saída da cápsula, Jeff Bezos, que usava um chapéu de ‘cowboy’, e os restantes elementos foram recebidos com gritos de alegria pelas equipas da Blue Origin.
“Foi o meu melhor dia”, exclamou, ainda no interior da cápsula, depois de aterrar, o magnata norte-americano.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.