Isabel II planeia sair de cena aos 95 anos e deixar Carlos como príncipe regente
  • No Banner to display

  • celular

Correio do Pantanal

29 nov 2019 às 18:15 hs
Isabel II planeia sair de cena aos 95 anos e deixar Carlos como príncipe regente

Rainha Isabel II planeia uma transição tranquila com Carlos como príncipe regente, mas sem renunciar ao trono

Isabel II planeia sair de cena aos 95 anos e deixar Carlos como príncipe regente
© Tolga Akmen/Pool via REUTERS

DN

ARainha Isabel II planeia retirar-se da atividade pública mas sem renunciar ao trono quando completar 95 anos, a 21 de abril de 2021, dizem alguns meios de comunicação social britânicos, incluindo o Express.

Quando tal acontecer, o príncipe Carlos, que na altura terá 72 anos, vai assumir as funções quase plenas de monarca na qualidade de “príncipe regente”.

Carlos tem vindo aumentar gradualmente o seu papel como representante da família real, sobretudo depois de o seu pai, Filipe de Edimburgo, se ter retirado da atividade pública aos 95 anos – atualmente tem 98 -, algo que Isabel II também planeia fazer, até porque já vai reduzindo a sua presença em eventos públicos.

Embora Carlos, príncipe de Gales, tenha sofrido pressões para abdicar do trono devido à tumultuosa relação e divórcio com Diana, nunca contemplou dessa possibilidade. Pelo contrário, tem vindo a preparar-se para reinar, tendo ideias muito claras de como deve ser a futura monarquia do Reino Unido, segundo a imprensa britânica.

A última vez que a figura do príncipe regente foi utilizada no Reino Unido remonta a 1811, quando uma doença mental de George III levou o seu filho mais velho, George IV, a assumir as obrigações de monarca durante nove anos sobressaltados, uma vez que nesse período o primeiro-ministro Spencer Perceval foi assassinado, foram travadas as guerras napoleónicas na Europa e houve motins dos contribuintes britânicos devido à subida de impostos. Paralelamente, George IV tentou divorciar-se de Carolina de Brunswick, o que na época era considerado um escândalo.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: