IFMS abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Coxim e mais 4 municípios

Correio do Pantanal

25 maio 2021 às 19:45 hs
IFMS abre inscrições para cursos técnicos gratuitos em Coxim e mais 4 municípios

25 de maio de 2021 0

Foto: Arquivo / Coxim Agora

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na ontem, 24, as inscrições nos processos seletivos para ingresso em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

São ofertadas 300 vagas nos municípios de Coxim, Aquidauana, Dourados, Jardim e Naviraí. Com ingresso previsto para o segundo semestre letivo, todos os cursos serão oferecidos no período noturno.

edital nº 037/2021 oferta 96 vagas para cursos técnicos subsequentes, sendo 16 para Edificações (Aquidauana) e 80 para Marketing (Dourados). O requisito é ter o ensino médio completo. O diploma habilita ao exercício profissional na área.

Por meio do edital nº 038/2021 são ofertadas 204 vagas para cursos técnicos na modalidade Proeja em Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí. Os interessados devem ter 18 anos, no mínimo, e o ensino fundamental completo. Nesse tipo de curso, o estudante faz o ensino médio e ainda aprende uma profissão.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas até 24 de junho, na Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS.

No ato da inscrição, o candidato deve escolher uma das opções de curso, campus e turno oferecidos nos editais.

O candidato que não tem acesso à internet pode utilizar um computador do IFMS para fazer a inscrição presencialmente. Para agendar o dia e horário, o interessado deve enviar um e-mail para a Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga é ofertada. Os e-mails e telefones de contato estão disponíveis no anexo III dos editais.

Ação Afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera.

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração.

Seleção – Será feita por sorteio eletrônico, previsto para 29 de junho. No dia anterior, o IFMS divulgará a relação das inscrições homologadas e número de cada candidato para o sorteio.

As classificações preliminar e final do sorteio serão publicadas, respectivamente, nos dias 1º e 6 de julho, mesma data em que será feita a convocação para as bancas de heteroidentificação.

O resultado final e a convocação da primeira chamada, em ambos editais, estão previstos para 19 de julho.

Quadro de Vagas e Cursos 

Técnico Subsequente (edital nº 037/2021)

CampusCursoVagas
AquidauanaEdificações16
DouradosMarketing80

Técnico Integrado Proeja (edital nº 038/2021)

CampusCursoVagas
AquidauanaAdministração28
CoximManutenção e Suporte em Informática40
DouradosAdministração40
JardimEdificações24
Informática para Internet32
NaviraíManutenção e Suporte em Informática40
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.