
JN/AgênciasOntem às 14:14
O Reino Unido vai celebrar os 70 anos da coroação da rainha Isabel II durante quatro dias no próximo ano, começando a 2 de junho de 2022 com o tradicional desfile militar, cancelado por duas vezes por causa da pandemia.
O Palácio de Buckingham anunciou esta quarta-feira a programação de eventos públicos para marcar o Jubileu de Platina da monarca de 95 anos, que será celebrado num fim de semana prolongado, entre 2 e 5 de junho. Para permitir o período de quatro dias, o feriado que normalmente acontece na última segunda-feira de maio será transferido para 2 de junho (quinta-feira) e será criado um feriado adicional a 3 de junho (sexta-feira).
As comemorações terão início com o tradicional desfile “Trooping the Color'” que envolve anualmente mais de 1400 soldados para marcar o aniversário oficial da Rainha, que não se realizou nem em 2020 nem em 2021.
No segundo dia terá lugar uma cerimónia religiosa na Catedral de São Paulo e no terceiro dia, 4 de junho, a Rainha assistirá acompanhada por membros da família real à corrida de cavalos Derby, em Epsom Downs, atividade pela qual sempre se interessou.
Das “maiores estrelas do entretenimento do mundo”
No mesmo dia realiza-se também um concerto de música ao vivo, anunciado como a “Festa Platinum no Palácio”, que o Palácio disse que incluirá algumas das “maiores estrelas do entretenimento do mundo”, embora não as tenha identificado.
O domingo será reservado para celebrações organizadas pela própria população, com festas de rua previstas em todo o Reino Unido.
O reinado da Rainha Isabel II começou com a morte do seu pai, o Rei George VI, a 6 de fevereiro de 1952, embora a monarca só tenha sido coroada a 2 de junho de 1953.
Tal como os Jubileus de Ouro (2002) e de Diamante (2012) da Rainha, a primeira semana de junho foi escolhida para as comemorações, quando as condições meteorológicas são mais favoráveis a eventos ao ar livre.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.