EUA doam equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios florestais no MS

Correio do Pantanal

23 set 2021 às 19:15 hs
EUA doam equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios florestais no MS

COXIM AGORA

Foto: Divulgação

Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) irá fazer uma doação de equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso Grosso do Sul.

No valor de R$120 mil, os equipamentos são 10 rádios de comunicação, 10 repetidoras de sinais, 10 antenas verticais e 10 direcionais que serão utilizados no combate a incêndios florestais em MS pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.

As repetidoras de sinal facilitam a comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres. Instalados, os equipamentos podem garantir sinal em um raio de até 500km, o que facilita a comunicação entre os órgãos e brigadistas em campo.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari será o primeiro com equipamentos instalados. Área de transição entre o Cerrado e o Pantanal que possui complexo de 15 áreas de conservação, chegou a ter mais de 30% dos 30,6 mil hectares do Parque queimados em incêndios em 2020.

“Durante o desenvolvimento da Assistência Técnica, observou-se a deficiência de comunicações para as equipes de resposta das múltiplas agências envolvidas. Em razão disto, USAID/BHA aceitou o pedido de doação de equipamentos de comunicação solicitada através da ONG Força Tarefa Brasileira,” explica Vicence Lapolli, especialista em gerenciamento de riscos do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA.

A iniciativa do Escritório de Assistência Humanitária da USAID (USAID/BHA) começou no ano passado. Além da doação de equipamentos, também realiza assistência técnica e capacitação. Integrantes do Comitê do Fogo de MS de vários órgãos fazem um curso de quatro dias de Bases Administrativas para Gestão de Riscos (BAGER) até o próximo dia 24.

O evento de doação dos equipamentos ocorrerá nesta quinta-feira (23) com representante do Consulado Geral dos Estados Unidos na Secretaria de Estado, Governo e Gestão Estratégica, em Campo Grande às 16 horas.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.