/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/S/lhZ2mBQmC4sUPrFNTjjw/putin.jpg)
O presidente russo Vladimir Putin visita memorial em frente ao shopping onde mais de 60 morreram em um incêndio, a maioria crianças (Foto: Alexei Druzhinin/Kremlin/Reuters)
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (27) que uma “negligência criminosa” causou o incêndio que deixou 64 mortos – entre eles 41 crianças- em um shopping em Kemerovo, segundo a CNN e a BBC.
O incêndio no shopping Winter Cherry, na noite de domingo (26), começou em um momento em que o estabelecimento de quatro andares estava lotado. A imprensa russa afirma que a maior parte do teto desabou, atingindo um trampolim infantil e um complexo de cinema.
Vídeos divulgados em redes sociais mostram pessoas que saltaram pelas janelas para fugir das chamas.
O Comitê Investigativo da Rússia constatou que havia diversas “sérias violações” de segurança no shopping. Investigadores disseram que as saídas de emergência do shopping estavam bloqueadas e que o sistema de alarme estava desligado.
As autoridades russas afirmaram que um técnico de segurança “desligou o alarme de incêndio” após ser alertado do fogo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/U/R/QnDKALQlGcRQUcA8WWTg/smokesiberia.jpg)
Incêndio atinge shopping em Kemerovo, na Sibéria, no domingo (25) (Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/AP)
“O que está acontecendo aqui, isso não foi uma situação de combate, não foi uma explosão inesperada de metano em uma mina. Pessoas, crianças vêm [aqui] para descansar. E nós perdermos tantas pessoas por causa do quê? Por causa de negligência criminosa e de descuido”, afirmou Putin, segundo a CNN.
Putin deixou flores em um memorial em homenagem às vítimas feito perto do local da tragédia, onde foram colocados também bichinhos de pelúcia. Ele também visitou feridos em um hospital.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/s/J/ZCRsRUQz6YDqcHmmQS9g/hospital-putin.jpg)
Presidente russo, Vladimir Putin, visita nesta terça-feira (27) em hospital ferido em incêndio de shopping (Foto: Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via Reuters )
Ao menos 15 pessoas permanecem hospitalizadas, entre elas, três crianças, segundo a agência Tass, citando os serviços de emergência.
Incêndio em Shopping na Sibéria (Foto: Juliane Monteiro/G1)
Como começou?
Quatro pessoas foram detidas, incluindo o proprietário do shopping. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
O presidente do Comitê de Instrução da Rússia (CIR), Alexcandr Bastrikin, afirmou que o incêndio teve início em uma praça de jogos infantis no quarto andar do shopping, de nome “Zimnaya Vishnia” (Cereja de Inverno), de acordo com a agência Efe.
O vice-governador da região, Vladimir Chernov, afirmou que a principal suspeita era de que “uma criança tinha consigo um isqueiro, [que teria sido acendido] na área do trampolim, e [o fogo] cresceu”, segundo a BBC.
Já a emissora estatal Rossiya 24 TV disse que uma falha elétrica, que já provocou diversos incêndios de grandes proporções no país, teria provocado a tragédia.
Kemerovo, que fica a 3.000 km de distância de Moscou, decretou três dias de luto oficial. A cidade tem como atividade principal a mineração de carvão. O shopping foi aberto em 2013 e tem cerca de 23 mil metros quadrados. Nela funcionam, além das lojas e do cinema, um pequeno zoológico, um boliche e um centro infantil.