Polícia impediu 14 ataques terroristas no Reino Unido em 2017

Correio do Pantanal

27 fev 2018 às 05:39 hs
Polícia impediu 14 ataques terroristas no Reino Unido em 2017

REUTERS/PETER NICHOLLS

A polícia britânica mantém cerca de 600 investigações abertas sobre terrorismo e vigia mais de 3000 pessoas

O Reino Unido conseguiu impedir 14 ataques terroristas planeados por grupos islâmicos e por grupos de extrema-direita, no ano passado, anunciou hoje o chefe da Unidade Antiterrorista da polícia britânica, Mark Rowley.

Segundo o mesmo responsável, quatro dos ataques foram planeados por organizações de extrema direita e outros dez por grupos islâmicos.

O comando da polícia afirmou que o terrorismo de extrema-direita “é organizado” no Reino Unido e apresenta uma “ameaça significativa”, juntamente com o islamismo radical.

“Uma característica profundamente preocupante é a forma como está a crescer o terrorismo islâmico e de extrema-direita, o que permite que ambos os grupos reafirmem as suas queixas e justifiquem as suas ações”, disse Rowley, durante uma conferência de imprensa que decorreu em Londres.

A polícia britânica mantém cerca de 600 investigações abertas sobre terrorismo e vigia mais de 3000 pessoas “de interesse neste campo”.

O chefe da unidade antiterrorista enfatizou que “é particularmente preocupante” o surgimento do grupo britânico de extrema-direita Ação Nacional, que defende a supremacia branca, declarado ilegal pelo Governo britânico no final de 2016.

“A ameaça da extrema-direita não foi organizada até agora. Já ocorreram atos terroristas cometidos por indivíduos com essa retórica, mas não tínhamos uma ameaça de direita organizada como agora”, concluiu Rowley.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: