Paulo VI vai ser santo este ano

Correio do Pantanal

18 fev 2018 às 08:24 hs
Paulo VI vai ser santo este ano

Paulo VI foi o primeiro papa a vir a Fátima, em 1967

  |  ARQUIVO DN

Antigo papa liderou a igreja católica nas décadas de 1960 e 1970, quando esta se afirmou contra a contraceção.

O falecido papa Paulo VI vai ser santo ainda este ano. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco numa reunião privada com padres de Roma, na quinta-feira. Só este sábado a conversa foi transcrita e revelada (em italiano). Ao fazer o anúncio, Francisco brincou, dizendo que ele, e o papa emérito Bento XVI, “estão na lista de espera”.

Paulo VI foi eleito papa em 1963 depois da morte de João XXIII. Guiou a igreja na conclusão do Concílio Vaticano II (1962-1965), que pretendia a implementação de medidas que modernizassem a Igreja. Durante o seu papado, muito padres abandonaram as ordem religiosas e vocações, espelho da época de mudanças sociais profundas.

A encíclica Humane Vitae (Da vida humana, de 1968) é talvez o documento que o colocou na história, por deixar claro que a Igreja é contra os métodos contracetivos artificiais.

Morreu em 1978. Foi beatificado em 2014 depois de lhe ter sido atribuído um milagre. No início deste mês, a comissão de médicos e teólogos atribuíram um novo milagre ao antigo papa. Um milagre é descrito pela Igreja como a cura inexplicável de alguém.

Paulo VI é o terceiro papa que Francisco torna santo desde que foi eleito há cinco anos. João XIII e João Paulo II foram os dois primeiros. João Paulo I pode ser o próximo, uma vez que já foi iniciado o processo de beatificação.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: