Pássaro alimenta cria com bituca de cigarro em foto “devastadora”

Correio do Pantanal

30 jun 2019 às 09:25 hs
Pássaro alimenta cria com bituca de cigarro em foto “devastadora”

Pássaro alimenta cria com bituca de cigarro em foto “devastadora”

A foto de um corta-água a alimentar o filhote com uma bituca numa praia da Florida, nos Estados Unidos, gerou uma onda de indignação nas redes sociais. “Devastadora”, foi a palavra mais utilizada.

A imagem da mãe corta-água a alimentar a cria com uma bituca numa praia da Florida, provocou uma onda de raiva contra os fumadores descuidados. Karen Masson, que tirou as fotografias, fez um pedido ao publicá-las online: “Se fuma, por favor, não deixe as suas bitucas para trás”. E acrescentou: “É hora de limparmos as nossas praias e deixar de tratá-las como um enorme cinzeiro”.

Várias pessoas comentaram este post, a maioria dizendo que as imagens são “devastadoras”. “As pessoas são nojentas”, escreveu Josee Noel, “é hora de bani-los de todo o lado! E os nossos direitos? Natureza?”.

Karen Masson foi também inundada de pedidos dos meios de comunicação social internacional reproduzirem as suas fotos. Ao que ela acedeu, porque “tudo ajuda a levar as pessoas a pensar antes de atirar as bitucas”.

A americana explicou que os pássaros alimentam-se apanhando a comida ao longo da água com os bicos abertos. “Eles não veem o que estão a apanhar. Este pássaro deve ter agarrado a bituca em águas rasas”.

Em praias de todo o mundo as bitucas foram o lixo mais comum encontrado, de acordo com o relatório do ano passado da Ocean Conservancy. “As pontas de cigarro são tão omnipresentes que já nem as reconhecemos”, dise Rachel Kippen, da coligação de Educação contra oTabaco do Condado de Santa Cruz. “Há 4,5 biliões delas a cobrir ruas, parques e praias em redor do mundo”.

Rachel Kippen explicou que a maioria das pessoas não percebe que as pontas dos cigarros são feitas de acetato de celulose, um plástico que não se degrada totalmente. “Estes filtros não proporcionam nenhum benefício para a saúde dos fumadores e criam uma ameaça ambiental duradoura, especialmente para o oceano quando são descartados de forma inadequada, como a maioria é”.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: