O diálogo em que Trump teria sugerido a ministro espanhol construir muro no Saara para barrar imigrantes

Correio do Pantanal

20 set 2018 às 11:32 hs
O diálogo em que Trump teria sugerido a ministro espanhol construir muro no Saara para barrar imigrantes

Por BBC


O deserto do Saara tem 4,8 mil km de extensão — Foto: Pixabay/Simon Matzinger
O deserto do Saara tem 4,8 mil km de extensão — Foto: Pixabay/Simon Matzinger

Em um diálogo travado entre Donald Trump e o ministro de Relações Exteriores espanhol, Josep Borrell, o presidente dos Estados Unidos sugeriu à Espanha construir um muro ao longo do deserto do Saara, que tem 4,8 mil km de comprimento e se espalha pelo norte da África, para conter a imigração no país europeu.

Segundo disse Borrell nesta terça-feira, a sugestão foi apresentada a ele por Trump para fazer frente à crescente onda de imigrantes que chegam à Espanha em busca de refúgio.

“Fechar os portos não é a solução, tampouco é construir um muro ao longo do Saara, como me sugeriu Trump recentemente”, disse o espanhol.

Somente neste ano, mais de 33,6 mil imigrantes e refugiados entraram na Espanha pelo mar, e cerca de 1,7 mil pessoas morreram na travessia.

Josep Borrell — Foto: BBC

Josep Borrell — Foto: BBC

Borrell, que narrou o episódio em um almoço com a imprensa, não detalhou onde ou quando teve esse diálogo com o americano. Acredita-se que a conversa tenha ocorrido em junho, durante um encontro de Trump com o rei Felipe e a rainha Letizia, da Espanha.

O chanceler, entretanto, se mostrou cético à ideia: “Sabe você como é grande o Saara?”, questionou.

O Saara, um dos mais famosos desertos do mundo, tem comprimento 52% maior que a fronteira do México com os EUA, onde Trump prometeu, ainda durante a campanha presidencial, erguer um muro para impedir a entrada de imigrantes.

A obra, entretanto, ainda não saiu do papel – o presidente americano tenta levantar recursos para viabilizá-la.

O presidente dos EUA, Donald Trump, ao deixar a Casa Branca, em imagem de arquivo — Foto: Reuters/Chris Wattie
O presidente dos EUA, Donald Trump, ao deixar a Casa Branca, em imagem de arquivo — Foto: Reuters/Chris Wattie

O Saara tem 4,8 mil km de comprimento e 1,8 mil km de largura. A fronteira mexicana, por sua vez, tem comprimento de 3.141 km.

Trump teria dito a representantes diplomáticos da Espanha que “a fronteira com o Saara não pode ser maior que a fronteira com o México”, segundo relatou a imprensa espanhola.

A Espanha tem dois enclaves localizados ao norte da África – Ceuta e Melilla -, na fronteira com o Marrocos, e nenhuma das duas cidades está localizada no Saara.

Para ser executada, a ideia de Trump exigiria da Espanha fazer uma obra em território estrangeiro.

Um porta voz do Ministério de Relações Exteriores da Espanha confirmou que o ministro realmente falou sobre a sugestão dada pelo presidente dos EUA, mas disse que não faria nenhum comentário adicional sobre o diálogo narrado por Borrell.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: