O Bom Pastor

Correio do Pantanal

10 maio 2019 às 17:29 hs
O Bom Pastor

PALAVRA Evangelho segundo São João 10:27-30

Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

MENSAGEM – O 4o Domingo de Páscoa é conhecido como o “Domingo do Bom Pastor” porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10o de João, na qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. PASTOR é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho, que conduz às pastagens e às nascentes de água. No Antigo Testamento essa imagem era muito familiar ao povo judeu. Muitos líderes foram pastores: Jacó, Moisés, Davi… Frequentemente Israel é comparado a um rebanho, do qual Deus é o Pastor. Ezequiel afirma que o próprio Deus assumirá a condução do seu povo. Ele porá à sua frente um Bom Pastor, que o livrará da escravidão e o conduzirá à vida. Essa promessa se cumpre em Jesus. A 1ª Leitura narra a 1ª viagem apostólica de Paulo e Barnabé. Diante da recusa dos judeus, abrem o rebanho de Cristo aos gentios. (At 13,14.43-52) Diante da proposta cristã, surgem duas reações bem diversas: Os JUDEUS pensam ter o monopólio de Deus e da Verdade: são ovelhas fechadas, que ficam indiferentes às propostas cristãs; Os PAGÃOS respondem com alegria e entusiasmo: são ovelhas atentas à voz do Pastor e dispostas a segui-lo. Representam os “praticantes” acomodados, que tem medo da novidade de Deus, e os “afastados” na caminhada da fé, mas abertos à novidade de Deus… Na 2ª Leitura, Cristo, o Cordeiro pascal, vencedor da morte, é o “Pastor que conduz o seu povo às fontes de água viva.” (Ap 7,9.14b-17) No Evangelho, Cristo se apresenta como o “BOM PASTOR”.(Jo 10,27-30). O texto é uma Catequese sobre a Missão de Jesus: consiste em conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Na Parábola, vemos DUAS ATITUDES: 1. A Atitude do Pastor (Cristo): “Dá a vida pelas ovelhas…” conhece: “Eu conheço as minhas ovelhas…” cuida delas: “Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos” Muitos ficam perturbados diante das falhas de representantes da Igreja… das crises e confusões, que percebem nas comunidades. A Igreja não está confiada apenas nas mãos de pastores humanos… Estes são apenas instrumentos, necessários e imperfeitos, do único pastor que guia a Igreja e que nos garante: “Eu mesmo dou a vida para elas, e ninguém vai arrancá-las de minhas mãos…” Quem são os “Verdadeiros Pastores”? Hoje muitos se apresentam como Pastores, prometendo vida, conforto, felicidade… Em quem devemos confiar? CRISTO: É o único Pastor dos cristãos, da Igreja, na qual os demais pastores são apenas instrumentos. Pessoas que presidem e animam nossas comunidades cristãs: Bispos, Padres, Ministros… apesar dos seus limites e imperfeições; mas o único Pastor, que devemos a escutar e a seguir sem condições, é Cristo.  Pessoas que ensinam a mensagem de Cristo: Os pais, os mestres, os Catequistas… Os companheiros de trabalho que se comportam com honestidade, A mãe, que marcada pela dor, tudo suporta com paciência e com amor, O Pai que educa o filho para o perdão, para a reconciliação, para a partilha… Características do Bom Pastor: O BOM PASTOR… abre caminho… conhece suas ovelhas… é providente… vigia as ovelhas e as cura… deseja salvar todo o rebanho; é missionário… é coração…. O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas… 2. A Atitude das OVELHAS: Elas ESCUTAM: Supõe: a alegre adesão ao conteúdo do que se escuta; a obediência à pessoa que fala; a escolha de vida daquele que se dirige a nós… Elas CONHECEM: Envolve toda a pessoa humana (mente, coração, vontade), deixando-se transformar pela sua voz no caminho da vida; Elas SEGUEM: Cristo torna-se o único guia de sua vida… Quem são as ovelhas desse Rebanho? Só os que foram batizados e estão associados a uma paróquia? Só os que frequentam regularmente a igreja? São todas as pessoas que ESCUTAM A SUA VOZ e O SEGUEM… Pode ser discípulo do bom Pastor também aquele que, embora não conheça Cristo, se sacrifica pelo pobre, pratica a justiça, a fraternidade, a partilha dos bens, a hospitalidade, a fidelidade, a sinceridade, a recusa à violência, o perdão aos inimigos, o compromisso com a paz.

56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações: Com o tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, recordando o Sínodo aos Jovens e a 34ª Jornada Mundial da Juventude no Panamá, o papa propõe aos jovens ao contemplar o trecho evangélico da vocação dos primeiros discípulos às margens do Lago da Galileia, dois aspetos: promessa e risco. Aceitar a sua promessa requer coragem de “arriscar”. “Não sejam surdos à chamada do Senhor!” Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -12.05.2019

 

NOTÍCIAS DIOCESANAS

Termina – dia 10 de maio – a 57ª Assembleia Geral da CNBB – Aparecida-SP.

12 de Maio – Crismas em rio Negro;

17 a 19 de maio – encontro Vocacional – Emaús

18 de maio – Conselho Diocesano de Pastoral – (na Cúria)

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: