Merkel pede acordo detalhado sobre relação futura entre a UE o Reino Unido

Correio do Pantanal

25 set 2018 às 18:36 hs
Merkel pede acordo detalhado sobre relação futura entre a UE o Reino Unido

O acordo sobre o ‘Brexit’ “tem de ser o mais concreto possível”, frisou a chanceler alemã

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou esta terça-feira que o acordo sobre a futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido “tem de ser o mais concreto possível” e criticou a falta de clareza do Governo britânico.

O acordo sobre o ‘Brexit’ “tem de ser o mais concreto possível”, caso contrário o período de transição previsto, de 21 meses, será curto para negociar um acordo de comércio integral.

“Temos seis a oito semanas de trabalho particularmente duro à nossa frente, após o qual vão ser tomadas decisões políticas. Isso depende naturalmente em grande parte do que o Reino Unido quer e isso não é muito claro”, disse a chanceler numa conferência da Associação da Indústria Alemã (BDI).

Merkel voltou frisar que o Governo britânico não pode escolher apenas os aspetos do mercado único que lhe interessam: “Não se pode pertencer ao mercado único se só se quer pertencer numa área e não nas outras três”, disse.

O mercado único inclui a liberdade de bens, serviços, pessoas e capitais, que funcionam em conjunto e não podem ser separadas umas das outras, reiterou Merkel.

No plano da primeira-ministra britânica, Theresa May, o chamado plano ‘Chequers’, é proposto uma zona de comércio livre para os bens industriais e produtos agrícolas, mas sem liberdade de circulação de pessoas ou serviços.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: