Há quase um mês do fim de prazo, quase 180 mil eleitores não fizeram biometria

Correio do Pantanal

16 fev 2018 às 07:47 hs
Há quase um mês do fim de prazo, quase 180 mil eleitores não fizeram biometria

VAI ATÉ 18 DE MARÇO

Quem deixar de fazer procedimento não precisa pagar multa

Por RODOLFO CÉSAR E RENAN NUCCI – Correio do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) contabilizou que ainda faltam quase 180 mil eleitores para realizarem a biometria em Campo Grande. Esse dado é atualizado até o começo da tarde desta quinta-feira (15). O público total que precisa passar pelo procedimento totaliza 613.218 pessoas, enquanto até hoje 70,69% (433.524) atendimentos foram realizados.

Campo Grande, a partir da eleição deste ano que vai eleger presidente, governador do Estado, senadores, deputados federais e estaduais, vai funcionar apenas com identificação por biometria dos eleitores. Além da Capital, a biometria será obrigatória em outros 2.799 municípios. Por isso é preciso passar pelo cadastramentro.

Importante frisar que apesar de algumas informações cirularem extraoficialmente que há multa de até R$ 150 para quem não se cadastrar, essa notícia é falsa. Quem não fizer a biometria será convocado pela Justiça Eleitoral em novos procedimentos e, em último caso, pode ter o título cancelado. Sem título de eleitor o cidadão não consegue assumir cargo público obtido por concurso ou mesmo participar de seleção pública, também fica proibido de tirar alguns documentos e certidões, além de ficar impossibilitado de obter empréstimos públicos ou participar de licitações.

O prazo final para concluir o cadastramento na Capital vai até 18 de março, ou seja, falta cerca de um mês para o encerramento do processo. A expectativa do TRE é que somente na unidade de atendimento especial montada no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Centro de Campo Grande, a partir dos próximos dias até 5 mil pessoas procurem o local diariamente.

Somente se essa média de público for às unidades de cadastramento na Capital será possível cumprir a meta de realizar o cadastro no total de eleitores cadastrados.

Segundo Gerson Mota, analista judiciário do TRE, são disponibilizados 80 kits capazes de atender até 400 pessoas a cada hora no Memorial da Cultura. O expediente é das 8 horas às 17 horas, sem intervalo de almoço, todos os dias da semana, inclusive aos feriados.

Confira os locais para realizar o cadastramento biométrico:

– Sebrae – Avenida Mato Grosso, 1661, centro

– Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho – Avenida Fernando Corrêa da Costa, Vila Carvalho

– Escola Estadual Carlos Vilhalva Cristaldo – Rua Pádua Gazal, 13, Jardim Aeroporto

– Escola Estadual Maria de Lourdes Widal – Rua Anaca, 780, Vila Moreninha III

– Centro Integrado de Justiça (Cijus) – Rua 26 de Agosto esquina com Calógeras

– Central de Atendimento – Rua Delegado José Alfredo Hardman, Parque dos Poderes

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: