CONVERSÃO ESPIRITUAL E SOCIAL

Correio do Pantanal

7 mar 2019 às 21:11 hs
CONVERSÃO ESPIRITUAL E SOCIAL

MENSAGEM QUARESMA 2019

CONVERSÃO ESPIRITUAL E SOCIAL

Queridos irmãos e irmãs,

estamos vivendo a experiência quaresmal, seguindo Jesus , nosso Mestre.

A Quaresma é tempo privilegiado de conversão, de combate espiritual, de purificação no uso dos bens da terra e de abertura aos irmãos .

A Palavra de Deus, escutada e meditada mais assiduamente, é grande ajuda neste itinerário.

Ela nos recorda os grandes temas batismais , para nos preparar à renovação do nosso Batismo, na solene Vigília Pascal.

A penitência não será só interna e individual, , mas sobretudo externa e social.

Nisto, nos ajuda a Campanha da Fraternidade. Ela nos ajuda a concretizar a conversão, que não diz respeito só a Deus, mas também aos irmãos.

Infelizmente, hoje em dia, têm alguns dos nossos irmãos que vêem nos temas da CF uma distração no caminho quaresmal. Eu, também, quando cheguei no Brasil, tive esta tentação. Mas logo a superei, vendo nas ações concretas dela a possibilidade de viver de maneira autêntica a conversão. Sem os compromissos da CF, conversão e penitencia ficariam num nível muito abstrato, espiritualista. Então, acolhamos a CF como Graça de Deus.

Algumas vezes, o tema nos leva a compromissos fáceis, que podem ser realizados individualmente. Neste ano – “A Fraternidade e as Políticas Públicas” – nos convida a trabalhar juntos, para que “todos tenham vida, e a tenham em abundância”.

A primeira penitencia será sair da preguiça  e do desânimo. Não pensar que “foi sempre assim” e que nada pode mudar. O proverbio “a união faz a força” é ainda válido.

Parafraseando uma frase de Sta. Teresa, podemos dizer: “Eu sozinho posso fazer pouco; com Deus posso fazer muito; com Deus e com os irmãos, posso fazer tudo”.

Então, vamos unir as forças. Na nossa cidade de Coxim, estamos nos acostumando a aceitar em silêncio os desmandos duma política, que não procura o bem comum.

O povo, nas eleições, escolheu os representantes, para que façam projetos de interesse comunitário, fiscalizem a atuação do Prefeito e procurem parcerias em nível superior.

Isso acontece? E a transparência? Linda palavra, mas cadê? E o povo fica em silêncio, reclamando a baixa voz, quase com medo de perder alguma migalha que – de vez em quando – recebe do poder constituído.   O adjetivo “públicas” significa que devemos todos juntos lutar por aquilo que é de todos. É o processo democrático.

Cuidado com o meio ambiente.

Na mensagem de papa Francisco para esta Quaresma, ele chama a nossa atenção para preservar o que Deus nos deu na mais perfeita ordem e harmonia.

“Se o homem vive como filho de Deus e pratica  a lei de Deus, a começar pela lei gravada no seu coração e na natureza, beneficia também a criação, cooperando para a sua redenção”.

O Papa apresenta as obras quaresmais(oração, jejum e caridade) como maneira de colaborar com o projeto do Criador.

Orar “para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu e nos declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia”.

Jejuar “é passar da tentação de ´devorar´ tudo para satisfazer a nossa voracidade á capacidade de sofrer por amor”.

Caridade “para sair da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de asseguramos um futuro que não nos pertence”.

———-

“Celebrar a Eucaristia no tempo da Quaresma significa:

  • Percorrer, juntamente com Cristo, o itinerário da provação que pertence à Igreja e a cada homem.
  • Assumir mais decididamente a obediência filial ao Pai e o dom de si aos irmãos.
  • Renovando os compromissos do nosso Batismo na noite da Páscoa, realizar a passagem para a vida nova, com Cristo Ressuscitado”.

Feliz e santa Páscoa para todos, Dom Antonino.

 

Notícias :Diocesanas

08-10: Encontro diocesano dos Coordenadores e Animadores de Setor.

09 –   Dom Antonino celebra na paróquia Aparecida de São Gabriel.

10 –   Dom Antonino celebra em Rio Verde.

11 –   Encontro diocesano das Secretárias paroquiais.

14 –  Encontro dos 3 CPPs das Paróquias de Coxim.

 

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: