Carro de Hitler ajuda contra o Holocausto

Correio do Pantanal

23 dez 2017 às 08:26 hs
Carro de Hitler ajuda contra o Holocausto

 

 

 

  • screenshot-2017-12-20-1939-mercedes-benz-770k-grosser-offene-1-1-960×600

Turbo

Uma das viaturas que pertenceu ao famigerado ditador, utilizado em diversas paradas do Partido Nazi, vai estar a leilão. E, ironicamente, este carro de Hitler ajuda contra o Holocausto pois parte das verbas angariadas vai servir para programas que ensinam o que foi esta página negra da história da humanidade e tentam evitar que casos como este se repitam.

O Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwaggen que pertenceu a Adolf Hitler, utilizado nas famosas paradas em que o ditador fazia furor entre os apoiantes do seu regime nazi, vai ter agora um novo e bem mais agradável papel. Isto porque o clássico Benz será leiloado e parte das verbas vão reverter para o combate contra a ideologia de segregação e antissemitismo que esta organização de extrema-direita pregou e implementou na Alemanha e países ocupados, e que resultou no maior genocídio da história. Quando for vendido a 17 de janeiro, num evento da World Wide Auctionners, 10% do valor angariado irá para a educação sobre o holocausto. E, como conhecimento é poder, a ideia é consciencializar sobre o que foi esta página negra da história e ajudar a evitar que casos trágicos como este se repitam.

Falando especificamente do passado deste clássico extremamente bem preservado, o carro era guiado pelo chauffeur de Hitler, e membro das SS, Erich Kempka. Já com a 2ª Guerra Mundial a decorrer, entre 1939 e 1941 (pode comprovar pelas fotos existentes na World Wide Auctionners), foi utilizado em várias paradas do Partido Nazi e para transportar importantes dignatários estrangeiros que se deslocaram à Alemanha. Algo que explica algumas das suas especificidades, como as proteções balísticas dos painéis da carroçaria, o vidro à prova de balas e ainda uma placa que se poderia deslocar a partir da traseira para proteger os ocupantes caso a viatura fosse alvo de ameaças maiores.A mover este Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwaggen está um imponente motor e com uma potência que ainda hoje causaria inveja a muitos condutores. Trata-se de um bloco sobrealimentado de 7,7L com oito cilindros em linha que debita 230CV, e que está conetado a uma transmissão de cinco velocidades. Uma verdadeira raridade, este clássico que foi capturado pelos Aliados no fim da Segunda Grande Guerra (um militar americano chegou a escrever para o outro lado do Atlântico a dizer que era fantástico de conduzir) e que já pertenceu à coleção automóvel do Imperial Palace. Segundo indicam os responsáveis pela venda, é um dos cinco Offener Tourenwaggen existentes e um dos três restantes atualmente na mão de privados.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: