Edilson Magro solicita ao governo do Estado 20 mil doses de vacina da Janssen para Coxim

Correio do Pantanal

13 jun 2021 às 06:43 hs
Edilson Magro solicita ao governo do Estado 20 mil doses de vacina da Janssen para Coxim

Com essa quantidade Coxim vai conseguir imunizar praticamente todas as pessoas maiores de 18 anos até o final de junho

Sheila ForatoImprimirFoto: Dado Ruvic/Illustration/File Photo/Reuters

O prefeito Edilson Magro (DEM) pediu ao governo do Estado 20 mil doses de vacinas da Janssen para Coxim. A solicitação foi protocolada nesta sexta-feira (11). Caso a secretaria de Estado de Saúde atenda ao pedido, Coxim vai conseguir imunizar praticamente todas as pessoas maiores de 18 anos até o final de junho.

Segundo o prefeito, o pedido foi acompanhado de um panorama do Coronavírus (Covid-19) em Coxim e, consequentemente, das dificuldades que o município tem de cercar os casos da doença, por ser polo e receber diariamente pessoas das outras cidades da região norte de Mato Grosso do Sul.

Outra preocupação de Edilson é com a alta taxa de internação em decorrência da doença no Hospital Regional Álvaro Fontoura, que tem recebido pacientes de vários municípios sul-mato-grossenses e há dias está operando acima da capacidade. Tanto os leitos clínicos, quanto os intensivos, passaram os últimos 15 dias lotados.

As vacinas da Janssen, que é um braço farmacêutico da Johnsonamp;amp;Johnson, imunizam com apenas uma dose. Na terça-feira (15) chega o primeiro lote ao Brasil e nas horas seguintes deve ser distribuído aos Estados. A previsão é que Mato Grosso do Sul receba 150 mil doses. Caso Coxim receba as 20 mil doses a secretaria Municipal de Saúde vai ter de montar uma força tarefa, pois o lote vence no dia 27.

De acordo com o vacinômetro da Prefeitura, Coxim já aplicou a primeira dose em mais de 37% da população, que é de 33.459 pessoas. O município recebeu 16.912 (8.780 de Oxford/Astrazeneca e 7.250 de Coronavac). Com a segunda dose foram imunizadas 3.566 pessoas. A última campanha já deu início a vacinação de quem tem 50 anos ou mais.

#VacinaGeralCoxim

Para ajudar na mobilização, o Edição MS fez uma campanha semelhante a que aconteceu em Mato Grosso do Sul. Use a imagem sem moderação. Compartilhe no Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp sempre usando a tag #vacinageralcoxim e não esqueça de marcar o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (@reinaldoazambuja) e o secretário de Saúde, Geraldo Resende (@deputadogeraldoresende). Fique à vontade para marcar ainda senadores, deputados, vereadores, além do prefeito Edilson Magro (@edilson_magro). Se quiser ver sua postagem em nossas redes marque o @edicaoms também.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.