Cofundador da gigante de tecnologia entregará cargo a Sundar Pichai, que já comanda o Google. Outro fundador, Sergey Brin, deixará a presidência do grupo.
Por G1
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/04/04/googles-facebook-fixa_fran.jpg)
Larry Page fundou o Google em 1998 com Sergey Brin — Foto: Paul Sakuma/AP
Larry Page, presidente-executivo (CEO) da Alphabet, dona do Google, anunciou nesta terça-feira (3) que deixará o posto. Em seu lugar vai assumir Sundar Pichai, que comanda o Google desde 2015. Os dois cargos serão transformados em um só.
Page, cofundador do Google, anunciou a decisão em uma carta no blog da empresa. Ela também é assinada pelo outro fundador da companhia, Sergey Brin, que deixará a presidência da Alphabet.
“Alphabet e Google não precisam mais de dois CEOs e um presidente”, escreveram Page e Brin, comparando as empresas a um “jovem adulto de 21 anos” que já pode sair do ninho.
Apesar de deixarem o comando do grupo, os fundadores dizem que vão continuar se comportando como “pais”.
“Foi um tremendo privilégio estar envolvido profundamente na gestão do dia a dia da empresa oir tanto tempo. Acreditamos que é hora de assumir o papel de pais orgulhosos, oferecendo conselhos e amor, mas sem cobranças diárias”, diz a carta.
O que é a Alphabet
Page e Brin fundaram o Google em 1998. A Alphabet foi criada em 2015, quando a gigante de tecnologia passou por uma profunda reformulação.
A Alphabet é o “guarda-chuva” debaixo do qual estão as várias empresas do grupo, incluindo o Google Inc, responsável pelo buscador, o YouTube, o Chrome, o Android e o Gmail, entre outros serviços, e outras vertentes de atuação, como os carros autônomos, responsabilidade da Waymo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/e/O/Ydx7BCQ9KBDNrDL5xFZw/063-1147600063.jpg)
Sundar Pichai, CEO do Google, e agora também da Alphabet — Foto: Justin Sullivan / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Relembre a história do Google, em vídeo de 2018 do Estúdio i:

Google completa 20 anos como uma das empresas mais poderosas do mundo
Resumo do dia
As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.Inscreva-se e receba a newsletter6 comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

PMs são afastados após abordagem a uma mulher em São Luís
O nome dos policiais não foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.
3 de dez de 2019 às 18:01PróximoMenino que praticava surfe na Flórida, EUA, se apavora e foge ao ver tubarãoMais do G1Justiça EleitoralTSE admite coleta de assinaturas digitais para criação de partidosTribunal ainda precisa definir as regras, o que não tem data para ocorrer. Questão interessa a Bolsonaro, que pretende usar sistema para fundar o Aliança.Há 48 minutosPolíticaForça da águaRessaca no RJ forma ondas de mais de 2 metros; veja fotosMar deve ficar agitado até amanhã de m
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.