Circula pela internet um texto que diz que aeronaves russas invadiram o espaço aéreo brasileiro e que o governo americano reagiu com o envio de navios à costa brasileira. As informações são #FAKE.
Fake — Foto: Foto G1
O texto diz que “a invasão do espaço aéreo brasileiro pelos bombardeiros TU-160 russos emprestados à Venezuela foi uma provocação aos Estados Unidos e ao Brasil”. A informação falsa surgiu após a notícia verdadeira de que caças russos aterrissaram na Venezuela para realização de exercícios militares.
Até o senador Telmário Mota (PTB-RR) acreditou na história falsa, de acordo com a revista “Época”. Ele tuitou no domingo (16) a respeito de uma suposta invasão do espaço aéreo brasileiro por aeronaves russas. O senador informou à revista que retirou o post de sua página após não receber confirmação da informação de fontes oficiais.
Consultada pelo Fato ou Fake, a Força Aérea Brasileira (FAB) diz que a informação de que o espaço aéreo brasileiro foi invadido é totalmente falsa. A FAB encaminhou um link explicando a atuação da Força Aérea Brasileira quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares e um link com informações sobre a Operação Ostium, com gráficos e imagens da atuação da FAB na defesa do espaço aéreo.
O texto falso informa que, em resposta a essa invasão pelos aviões russos, “o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou para a costa brasileira a 4ª Frota, composta de navios de interceptação e contra-bombardeiros, fazendo com que os aviões russos retornassem imediante ao país de origem”.
Procurada, a Marinha informa que a mensagem é falsa. “Quanto à visita de qualquer navio de guerra dos EUA ao Brasil, não há, até o momento, tratativas neste sentido.”
É #FAKE que caça russo inavdiu espaço aéreo brasileiro — Foto: G1
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)