Drogaria Ultra Popular doa equipamento para Hospital Regional de Coxim
  • piramide

Correio do Pantanal

24 jan 2022 às 20:29 hs
Drogaria Ultra Popular doa equipamento para Hospital Regional de Coxim

EDICÃO MS

A Drogaria Ultra Popular de Coxim, através do seu sócio Daniel Schneider, realizou na última sexta-feira (21), a doação de um equipamento imprescindível no tratamento de casos graves de Covid-19 e SRAGS ( Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Avaliado em mais de R$ 40 mil, o aparelho vem auxiliar nestes tratamentos, e vem em boa hora, já que casos estão aumentando, denominado Cateter Nasal de Alto Fluxo, este equipamento surge como alternativa eficiente e não invasiva sendo um trunfo para reduzir os casos de entubação durante o tratamento de pacientes com casos mais graves de SRAGS ( Sindrome Respiratoria Aguda Grave) dentre elas COVID19.

Diferente dos catéteres convencionais – que ofertam fluxo de aproximadamente 10 litros de oxigênio por minuto – o novo equipamento pode alcançar fluxos de até 40 litros por minuto com velocidade de até 215 km/h e fração inspirada de oxigênio de até 100%, parâmetros considerados adequados no tratamento dos casos mais graves, mas que poderão ser ajustados conforme o quadro de saúde de cada paciente.

Estudos que associam seu uso a uma redução nos índices de intubação endotraqueal. Pesquisas apontam também que, dependendo do quadro clínico do paciente, ela pode ser mais recomendada e tão eficaz quanto a pressão positiva contínua nas vias aéreas e a oxigenoterapia padrão.

“O equipamento é mais confortável para o paciente e oferece um volume de oxigênio em taxas de fluxo mais elevadas”, afirma Devanir. Além de melhorar a oxigenação, frequência respiratória e dispneia, o aparelho contribui para uma recuperação mais rápida após a extubação, o que favorece um tempo de permanência mais curto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O cateter nasal de alto fluxo é mais econômico, pois não demanda necessariamente o uso de ventilador e pode ser usado em diversas áreas do hospital.

Os ventiladores pulmonares convencionais são essenciais para tratar pacientes com insuficiência respiratória, como os casos mais agudos de Covid-19. O aparelho administra a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, além de controlar a mistura de gases e a concentração de oxigênio utilizados.

Já o cateter de alto fluxo permite o aumento do fluxo de oxigênio enviado aos pulmões, além de garantir o controle da umidade, da temperatura e da concentração de oxigênio. Como o equipamento é considerado não-invasivo, o paciente permanece consciente e ativo durante todo o tratamento. Dessa forma, é possível potencializar a efetividade dos demais tratamentos fisioterápicos de rotina, além de simplificar o processo de desmame.Foto: Divulgação

“São atitudes como essas que fazem a diferença. “ os Empresários da Ultra Popular, talvez não tenham noção da importância do ato que estão realizando em prol do município e da população Coxinense . É um aparelho que vai salvar vidas e, portanto, seremos eternamente gratos”, Ressaltou o Diretor do Hospital Regional Devanir Junior , “Este aparelho não é apenas do hospital, é de toda população da região norte que terá à disposição mais um recursos em caso de necessidade”.

“Com a utilização do novo sistema, a Secretaria de Saúde e o Hospital Regional de Coxim espera diminuir o número de pacientes que precisam ser intubados e, consequentemente, garantir maiores chances de sobrevivência para os que desenvolvem quadros graves da doença”. Disse o Diretor do HR, Devanir Junior

“Temos visto o sofrimento que todo o país tem passado nas últimas semanas, com o aumento de casos e principalmente a ocupação dos leitos de terapia intensiva. A referência em atendimento para nossa população é o Hospital Regional e não podemos, enquanto empresa, ficar de braços cruzados e não realizar o apoio necessário ao hospital neste momento em que a situação se agrava em todo o Brasil.

“Não dá pra querer que o governo faça tudo. Eu acredito que cada vez mais as empresas têm que ter um papel mais amplo, olhar para a sociedade ao redor. O resultado financeiro é importantíssimo, é o que faz a empresa crescer, mas não adianta a empresa ter sucesso e não retribuir a sociedade que os acolheu”, afirma Daniel Schneider, sócio proprietário da Drogaria Ultra popular.

SERVIÇO Drogaria Ultra Popular fica localizada na Avenida Virginia Ferreira, 952, com disque entrega pelo telefone (67) 99850-4452

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.