Veja o estrago que o lixo espacial pode causar a uma espaçonave

Correio do Pantanal

4 abr 2018 às 08:20 hs
Veja o estrago que o lixo espacial pode causar a uma espaçonave

NOTICIAS AO MINUTO

© Reprodução / NASA

Atualmente, existe algo próximo a 6,3 mil toneladas de lixo espacial na órbita terrestre, e todo esse material é um risco iminente para os astronautas que estão por lá. Objetos maiores podem ser detectados, e assim satélites ou a própria ISS podem alterar levemente a órbita para evitar esses detritos, mas os pequenos pedaços são muito mais difíceis de se identificar.

Mesmo pequenos, esse pedaços, como um objeto metálico pequeno pesando 14 gramas, por exemplo, pode causar estragos inacreditáveis. Uma prova disso, foi o efeito em uma placa de alumínio de uma aeronave, que resultou num buraco com 13 centímetros de profundidade, após ser atingida a 28 mil quilômetros por hora.

Objetos na órbita terrestre são constantemente atraídos pela gravidade, e para que não caiam de volta precisam estar a uma determinada velocidade. Considerando a órbita terrestre baixa, ele precisa estar a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. Dessa forma, tudo que estiver em órbita nessa altura possui essa velocidade, seja uma espaçonave ou um monte de lixo espacial.

Notícias ao Minuto

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: