Cientistas descobrem proteínas que causam calvície e fios brancos

Correio do Pantanal

4 abr 2018 às 08:38 hs
Cientistas descobrem proteínas que causam calvície e fios brancos

NOTICIAS AO MINUTO

© DR

Um grupo de cientistas norte-americanos identificou as células responsáveis pelo cabelo ficar grisalho e também pela calvície. O novo estudo, publicado no periódico Genes & Development, foi conduzido em ratos. Nele, os cientistas do Southwestern Medical Center, na Universidade do Texas, nos Estados Unidos detectaram duas proteínas que influenciam o processo nos roedores: a KROX20 e a ‘stem cell factor’ ou SCF.

Quando os investigadores manipularam o código genético dos ratos para que parassem de produzir a KROX20, repararam que o pelo parou de crescer e que eventualmente ficaram carecas; já quando impediram a produção da SCF, o pelo dos animais ficou gradualmente branco.

“Descobrimos a identidade das células que influenciam o envelhecimento e que propiciam o declínio capilar, como o esbranquiçar dos fios e a sua perda”, explicou o coordenador do projeto, o médico Lu Le, professor de dermatologia na instituição superior, em declarações à revista TIME.

Agora, Le e a restante equipe de investigadores planejam prosseguir com outros estudos e ensaios para averiguar se o processo funciona de modo semelhante nos seres humanos. “Com estes novos conhecimentos esperamos que seja possível a criação, num futuro breve, de um medicamento que permita restabelecer os níveis ideais destas células nos indivíduos, para a manutenção saudável dos folículos capilares”, disse.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: