Imunização em Pedro Juan Caballero começou nesta segunda-feira (22) após Paraguai receber na última semana 4 mil doses da vacina russa.
Por Flávio Dias/G1MS e Martim Andrada/TV Morena
23/02/2021 16h34 Atualizado há uma hora
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/T/T/T4wWCoSfehApXgPd7iiQ/whatsapp-image-2021-02-23-at-15.27.35.jpeg)
Enfermeiro é o primeiro a receber dose da vacina russa Sputnik V, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. — Foto: Hospital Regional de Pedro Juan Caballero/Divulgaçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
A cidade de Pedro Juan Caballero, vizinha a Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, começou a imunizar profissionais da saúde contra a Covid-19 na manhã dessa terça-feira (23). Segundo o hospital regional da cidade, um enfermeiro foi o primeiro a receber a dose da vacina russa Sputnik V.
Conforme a unidade de saúde, o enfermeiro Francisco Contrera, de 34 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada. Ele trabalha no Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do próprio hospital.
De acordo com a secretaria de saúde de Pedro Juan Caballero, a cidade recebeu 70 doses e cerca de 35 profissionais de saúde da UTI do pavilhão de contingencia do hospital receberão as duas doses do imunizante.
Na última semana o Paraguai recebeu o primeiro lote da vacina com 4 mil doses da russa Sputinik V.
A fronteira do Brasil com o Paraguai foi reaberta em outubro de 2020, após ficar quase sete meses fechada por causa da pandemia do novo coronavírus. A imunização do país vizinho é essencial para maior segurança sanitária na fronteira, que reflete na economia local.
Segundo o secretario adjunto de saúde de Ponta Porã, Antônio Frederico de Souza Moraes, os paraguaios com dupla nacionalidade, também chamado de brasiguaios, já chegaram a ocupar 30% dos leitos de UTI do hospital da cidade.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.