Como Brasil pode ganhar dinheiro com turismo ecológico sem derrubar a Amazônia
  • piramide

Correio do Pantanal

7 set 2019 às 16:28 hs
Como Brasil pode ganhar dinheiro com turismo ecológico sem derrubar a Amazônia

Marina WentzelDe Basileia (Suíça) para a BBC Brasil

Vista aérea da Amazônia
Image captionEcoturismo é uma atividade econômica ainda incipiente, porém promissora na região

Para o professor Virgilio Viana, PhD pela universidade de Harvard e superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), “não há dúvida de que o Brasil está perdendo uma enorme oportunidade.”

Em evidência por causa do aumento das queimadas, o interesse internacional na Floresta Amazônica poderia ser usado “a nosso favor”, segundo o especialista, por meio do estímulo ao ecoturismo na região. Ainda incipiente, essa atividade econômica tem forte potencial graças justamente ao fascínio que a beleza da floresta tropical exerce sobe visitantes.

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil disseram que o turismo autossustentável deu certo em países com florestas tropicais e se mostrou uma forma eficiente de proteger e conservar a floresta e trazer benefícios a populações locais.

Na região amazônica, “o turismo ainda não possui escala econômica ou poder político para substituir o desmatamento em massa, que é a razão dos incêndios”, lamenta o professor Ralf Buckley, da Universidade Griffith, na Austrália, autor de diversos livros sobre o ecoturismo no mundo.

“Mas, uma vez estabelecido, o turismo é muito maior do que a indústria madeireira, agrícola ou de mineração em termos de escala econômica e geração de empregos.”

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.