Como seria viver na Terra se a Lua desaparecesse?

Correio do Pantanal

29 mar 2018 às 09:37 hs
Como seria viver na Terra se a Lua desaparecesse?

NOTICIAS AO MINUTO

© Pixabay

cada ano a Lua se distancia 1,5 centímetros da Terra. Neste processo, astrônomos afirmam que a rotação do nosso planeta está desacelerando. Mas o que aconteceria, de fato, se o satélite natural simplesmente desaparecesse?

Para começar, todas as noites seriam como em fases de Lua Nova – ou seja, bem mais escuras do que noites de Lua Cheia. Em compensação, observar uma noite estrelada seria ainda mais espetacular.

É importante lembrar que a Lua tem grande influência nas marés da Terra. Sem o satélite natural, as marés alta e baixa encolheriam cerca de 75%. Segundo o ‘Business Insider’, o fenômeno colocaria em risco a vida de seres como caranguejos, mexilhões e caracóis marinhos. Consequentemente, isso interromperia a alimentação de animais maiores – o que comprometeria cadeias alimentares e ecossistemas costeiros por inteiro. Em algumas décadas, a vida no mar e na Terra sofreria um grande declínio.

Outra grande preocupação disso é a mudança climática, já que as marés e as correntes ajudam a misturar águas árticas frias com águas mais quentes nos trópicos. É desta forma que o clima em todo o mundo é estabilizado.

Mas a maior mudança em relação ao sumiço da Lua ocorreria nos milênios seguintes. A Terra, que se inclina no seu eixo a 23,5º, devido à gravidade da lua, passaria a ter seu eixo oscilando entre os 10 e os 45º. Vale ressaltar que uma inclinação extra de 10º poderia causar grandes estragos no clima e nas estações do ano. Cientistas defendem, por exemplo, que foi uma mudança de 1 a 2º na inclinação da Terra que poderia ter gerado a Idade do Gelo no passado.

Logo, a existência da Lua é crucial para que a nossa vida na Terra seja possível.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.

%d blogueiros gostam disto: