Chuva deixa municípios de MS em situação de emergência

Correio do Pantanal

19 out 2018 às 13:30 hs
Chuva deixa municípios de MS em situação de emergência

A meteorologia prevê a continuidade de pancadas de chuva em todas as regiões do Estado

Por Redação

A validade do decreto é de 180 dias. Neste período, o Poder Público poderá contratar serviços e empresas sem a necessidade de abrir licitação nas áreas urbana e rural. Voluntários também poderão ser convocados para campanhas de arrecadação de recursos, assim como poderá haver a necessidade de reunir outros órgãos estaduais sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Conforme o decreto: “Considerando que os municípios atingidos possuem economia baseada na agricultura familiar de pequenas propriedades rurais, e que em virtude dos acontecimentos meteorológicos registrados e da aproximação do período das chuvas, tem-se a necessidade, urgente, de sanar os danos sofridos, a fim de evitar empecilhos, principalmente, aos procedimentos básicos de atendimento à saúde e ao funcionamento das instituições de ensino, dentre outros, de suma importância ao regular funcionamento de suas economias”.

Para as prefeituras que estiverem nesta situação, há possibilidade buscar verba para financiar reparos junto ao governo federal.

Há informações de que em Caarapó, algumas famílias ficaram temporariamente desabrigadas , após terem suas casas invadidas pela enxurrada.

Em Bandeirantes, pelo menos três prédios públicos, entre eles o hospital de Bandeirantes, ficaram destelhados  devido ao temporal com ventos de 100 km/h, deixando 150 famílias desalojadas e 10 feridos.

Previsão do Tempo

A meteorologia prevê a continuidade de pancadas de chuva em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), a umidade relativa do ar fica entre 95% a 40% com termômetros registrando oscilação de 19ºC a 36ºC de temperatura.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.