Piloto da Ferrari domina a classificação em Sochi e termina mais de 0s4 à frente do líder do campeonato Lewis Hamilton. Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Max Verstappen fecham top5
Por GloboEsporte.com — Sochi, Rússia
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/09/28/2019-09-28t132003z_1984238322_rc1fbd40e100_rtrmadp_3_motor-f1-russia_cRRjkTq.jpg)
Reuters
Charles Leclerc se tornou neste sábado o primeiro piloto da Ferrari desde Michael Schumacher em 2001 a fazer quatro poles consecutivas na Fórmula 1. Na classificação para o GP da Rússia, o monegasco fez 1m31s628 na sua volta mais rápida e superou o líder do campeonato Lewis Hamilton em 0s402 na etapa final da classificação.

Scuderia Ferrari✔@ScuderiaFerrari
Sebastian Vettel voltou a ser coadjuvante e ficou em terceiro, a 0s425 do companheiro de equipe. Já o vice-líder da tabela, Valtteri Bottas, fechará a segunda fila, pois Max Verstappen (STR), punido por troca de componentes do motor, caiu de quarto para nono.
Com isso, vão largar da quinta à oitava posições, Carlos Sainz (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault), Lando Norris (McLaren) e Romain Grosjean (Haas), enquanto Daniel Ricciardo (Renault) ficou com o décimo lugar no grid, atrás de Verstappen.
Quem vence o GP da Rússia?
O GP da Rússia começa às 8h10 (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo pela TV Globo. A narração será de Luis Roberto, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. Antes, a partir das 7h, o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês. Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.
Resultado do treino*
Resultado do treino classificatório do GP da Rússia — Foto: Reprodução/FOM
*Max Verstappen, Pierre Gasly e Alexander Albon vão perder cinco posições no grid por troca de componentes de motor, enquanto Daniil Kvyat vai largar em último por mudança de toda a unidade de potência. Verstappen vai largar em nono, com Gasly em 16º. Albon e Kvyat não tiveram suas posições alteradas, já que foram os dois piores do Q1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/k/h/L0a13iTIqzBxYdZbvA1Q/gettyimages-1177653725.jpg)
Hamilton, Leclerc e Vettel, os três primeiros no grid em Sochi — Foto: Getty Images
Os três primeiros

Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel comentam grid do GP da Rússia
Charles Leclerc, o pole position: “O carro estava incrível. E é muito bom estar na pole, mas a largada é muito importante aqui, mais do que em qualquer lugar. Eu quero apenas focar no trabalho amanhã, que parece bom para nós”
Lewis Hamilton, o segundo no grid: “Foi uma classificação difícil, porque esses caras estão muito rápidos nas retas – modo jato. Mas estou contente que o carro tenha funcionado. Não esperava estar na primeira fila”
Sebastian Vettel, terceiro colocado: “Não estou completamente feliz. Não consegui extrair o máximo do carro hoje, com o Q1 sendo interrompido. Amanhã a largada será importante, e a velocidade está lá, então vamos ver”
O que você precisa saber?
– Sexta pole position da carreira de Charles Leclerc, a quarta consecutiva.
– Desde Michael Schumacher em 2001, um piloto da Ferrari não fazia quatro poles seguidas.
– A Ferrari chegou à sétima pole na temporada; desde 2008, quando fez oito, a equipe italiana não tinha tantas poles num ano.
Newly-crowned @FIAFormula3 champion @ShwartzmanRob presents @Charles_Leclerc with his sixth Pirelli Pole Position Award of 2019 – and his fourth in a row!#RussianGP @pirellisport #Pirelli
– Quinto lugar é a melhor posição de largada de Carlos Sainz na temporada.
Carlos finishes P6, Lando in P8.
Nice one, team! #RussianGP
– Romain Grosjean vai largar entre os dez primeiros pela terceira vez em cinco corridas.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
As Ferraris saíram de cara e foram as únicas a usar pneus médios inicialmente. Mesmo assim, Leclerc fez 1m33s613 e liderou a primeira metade do Q1. Depois, Hamilton e Verstappen, com pneus macios, passaram a pontear a folha de tempos, com 0s3 de vantagem sobre o monegasco.
Faltando 6m38 para o fim, Alexander Albon rodou na curva 13 e bateu na proteção de pneus. O impacto não foi forte, mas o carro da RBR ficou numa posição perigosa, e a bandeira vermelha foi agitada. Como já ia perder cinco posições no grid por troca de componentes do motor, o tailandês largará em penúltimo, à frente de Daniil Kvyat, que não treinou após problemas no terceiro treino.
7328:19 AM – Sep 28, 2019Twitter Ads info and privacy89 people are talking about this
Tão logo a bandeira verde foi agitada, Sebastian Vettel entrou na pista com pneus macios, já que antes, com os médios, ele ainda não havia dado uma volta limpa e feito um tempo competitivo. Sem problemas, Vettel fez 1m33s032 e assumiu o primeiro lugar.
End of Q1 – Antonio makes it through but it is the end of the road for Kimi #RussianGP
Na disputa pelas últimas vagas no Q2, Raikkonen errou na última tentativa e acabou superado pelo companheiro Giovinazzi por apenas 0s085. Além dele, foram eliminados os dois pilotos da Williams, Albon e Kvyat.
Eliminados
16º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
17º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
18º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)
19º ALEXANDER ALBON (RBR)
20º DANIIL KVYAT (STR)
Resultado do Q1 na classificação na Rússia — Foto: Reprodução/FOM
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
Lembrando que os pilotos precisam utilizar na largada os pneus das melhores voltas no Q2, Mercedes e Ferrari adotaram estratégias diferentes. Enquanto Hamilton e Bottas usaram pneus médios, Leclerc e Vettel foram à pista com os macios.
HALFWAY THROUGH Q2:
1 LEC
2 VET
3 VER
4 HAM
5 BOT
6 GAS
Further down, there are less than three tenths between P6 and P14 #RussianGP #F1
O finlandês marcou 1m33s281, e o inglês foi 0s147 mais veloz. Com pneus macios, Verstappen tomou o primeiro lugar de Hamilton por 0s042, mas a dupla da Ferrari, também com compostos mais moles, foi bem mais veloz: Leclerc fez 1m32s434, e Vettel, 1m33s091. Como a vantagem das três principais equipes é muito grande, os cinco garantiram logo as vagas no Q3.
Vettel ainda melhorou seu tempo, mas ficou 0s102 atrás de Leclerc, enquanto a dupla da Mercedes voltou à pista com pneus macios mas, vendo que não tinham suas vagas ameaçadas, Hamilton e Bottas tiraram o pé, e, com isso, vão largar mesmo com pneus médios na corrida.
ELIMINATED: Q2
11 GAS
12 PER
13 GIO
14 MAG
15 STR#RussianGP #F1
Acabaram eliminados do Q3 Pierre Gasly, os dois carros da Racing Point, além de Giovinazzi e Magnussen. Mas a Haas conseguiu avançar à etapa final do treino com Grosjean, em sexto.
Eliminados
11º PIERRE GASLY (STR)
12º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)
13º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º LANCE STROLL (RACING POINT)
Resultado do Q2 na classificação na Rússia — Foto: Reprodução/FOM
Q3 – dez minutos e disputa pela pole
A parte final do treino começou com domínio da Ferrari. Leclerc foi o primeiro a baixar da casa de 1m32 ao fazer 1m31s801, com 0s334 de frente para Vettel. Hamilton não conseguiu baixar de 1m32s365, enquanto Bottas e Verstappen ficaram bem mais atrás.
Na última série de tentativas, Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, enquanto Hamilton surpreendeu ao tomar o segundo lugar de Vettel, e Verstappen levou a melhor sobre Bottas, mas a punição ao holandês garantiu a segunda fila ao piloto da Mercedes.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.