Catatua mais famosa do YouTube afinal sabe mesmo dançar!
  • piramide

Correio do Pantanal

26 jul 2019 às 15:13 hs
Catatua mais famosa do YouTube afinal sabe mesmo dançar!

A famosa catatua de crista amarela conhecida como Snowball é uma estrela do YouTube há já mais de uma década: é uma ave, sim, mas ficou mundialmente conhecida por dançar.

O pássaro branco com crista amarela começou a ficar conhecido por vídeos em que dançava ao som de “Another One Bite the Dust”, dos Queen, por exemplo, ou de temas da banda norte-americana Backstreet Boys.

Durante anos, o fenómeno foi passando como isso mesmo: um fenómeno, uma curiosidade, muito provavelmente um acaso, já que a maioria dos “passos de dança” eram parecidos aos rituais de acasalamento da espécie.

Só que agora, um artigo científico descreve em detalhe 14 dos seus movimentos de dança e concluiu que a catatua não só parece saber dançar, como ter a autonomia de “criar movimentos de dança”.

Uma equipa de neurocientistas analisou as imagens mais antigas de Snowball e encontrou mais de dez ações individuais e duas combinações, o que sugere que o pássaro pode ter movimento espontâneo, algo que não era suposto na espécie. O caso deverá ser investigado mais a fundo, mas entretanto podes ver um vídeo partilhado pela comunidade científica aqui:

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.