
Energia começa a voltar aos poucos em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos
Uma queda de energia generalizada deixou empresas sem luz, elevadores parados e estações de metrô fechadas em Nova York. Por volta de 1h15 (00h30 no horário de Brasília), o CEO da Con Edison, empresa responsável pelo serviço, afirmou que a energia foi totalmente restaurada. Cerca de 73 mil pessoas chegaram a ficar sem luz.
Em coletiva de imprensa na noite deste sábado, autoridades esclareceram que o problema que ocasionou o blecaute ocorreu em seis sistemas de transmissão: cinco foram restaurados e um está em processo de restauração. Não houve falha por excesso de consumo de energia.
O blecaute teve início por volta das 19h (20h no horário de Brasília) deste sábado (13) em parte do edifício Rockefeller Center e chegou aos bairros do Upper West Side e Midtown. Segundo o prefeito Bill de Blasio, o apagão começou após um incêndio em um bueiro.
Blecaute afeta região central de Nova York neste sábado (13) — Foto: Maria Caspani/Reuters
Há confusão no trânsito, com semáforos desligados, e seis linhas de metrô foram afetadas. Alguns espetáculos da Broadway, tradicional área de teatros da cidade, foram cancelados: a peça musical “Hamilton” não será apresentada nesta noite e o cantor Lionel Richie cancelou o show que faria no Radio City Hall. Alguns painéis da Times Square estão apagados, mas a maioria funciona normalmente.
O show de Jennifer Lopez em Nova York também foi cancelado. “Com o coração partido, o show desta noite foi cancelado. Nós reagendaremos. Amo todos vocês!!! Fiquem seguros”, disse nas redes sociais.
A interrupção ocorre no aniversário do blecaute de 1977 em Nova York, que deixou a maior parte da cidade sem energia e causou prejuízos de milhões de dólares.

Apagão atinge Nova York
Trânsito em Nova York fica complicado após apagão na noite deste sábado (13) — Foto: Jeenah Moon/Reuters
Blecaute em Nova York fecha estações de metrô e comércio neste sábado — Foto: Aleksandra Michalska/Reuters
Prédios ficam no escuro após blecaute atingir parte de Nova York neste sábado (13) — Foto: Jeenah Moon/Reuters
Pessoas caminham ao lado de prédio apagado depois de blecaute que atingiu pontos turísticos de Nova York neste sábado (13) — Foto: Jeenah Moon/Reuters
Pôr do sol entre os prédios apagados depois de blecaute em Nova York neste sábado (13) — Foto: Linda M/Reuters
Parte dos paineis luminosos da Times Square foi atingida pelo blecaute que ocorre em Nova York neste sábado (13). — Foto: Thomas Urbain/AFP
No Twitter, o prefeito Bill de Blasio disse que o apagão teria começado após um incêndio em um bueiro no início da noite:
Em entrevista à CNN, De Blasio disse ainda que houve um problema mecânico na transmissão de energia entre os diferentes bairros da cidade.
O Departamento de Polícia de Nova York e o Corpo de Bombeiros informaram que receberam chamados no bairro de Upper West Side, região noroeste da cidade.
A Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova York alerta que há interrupções em várias estações de metrô em Upper West Side e em Midtown, região central da cidade.
Segundo a Associated Press, um restaurante na Broadway ficou sem energia e um cinema chegou a ser esvaziado. Uma grupo de coral se apresentou do lado de fora da casa de espetáculos Carnegie Hall porque o apagão inviabilizou a performance dentro do espaço: