Autópsias revelam que SARS-CoV-2 se espalha por vários órgãos

Correio do Pantanal

11 jan 2023 às 09:18 hs
Autópsias revelam que SARS-CoV-2 se espalha por vários órgãos

NOTICIA AO MINUTO

A Covid-19 é considerada uma doença respiratória. Ainda assim, não são apenas os pulmões que são afetados. Um novo estudo publicado na revista Nature mostra que o vírus SARS-CoV-2 se espalha também por outros órgãos do corpo.

© Shutterstock

A investigação foi feita através da análise de 44 autópsias. Concluíram ainda que a informação genética do vírus é replicada no organismo ainda em vida e que pode permanecer no corpo vários dias depois do óbito.

“Os nossos dados apontam que, em alguns pacientes, o SARS-CoV-2 pode causar infecção sistêmica e persistir no corpo por meses”, explicam os investigadores. Coração, fígado, cólon, tórax e cérebro foram alguns dos órgãos onde o vírus foi encontrado.

“Apesar da carga viral existente, o cérebro e os outros órgãos não mostraram alterações significativas nos tecidos”, continuam os investigadores.

Os autores querem agora perceber melhor como é que o vírus acaba por se espalhar ao longo de todo o corpo.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.