Ucrânia. Sites militares e de bancos estatais alvo de ciberataques
  • piramide

Correio do Pantanal

15 fev 2022 às 22:08 hs
Ucrânia. Sites militares e de bancos estatais alvo de ciberataques

Os sites do Ministério da Defesa ucraniano, das Forças Armadas e de dois grandes bancos estatais foram alvo de um ciberataque, anunciaram as autoridades do país, em plena crise envolvendo a Ucrânia e a Rússia.

Ucrânia. Sites militares e de bancos estatais alvo de ciberataques

DN/Lusa15 Fevereiro 2022 — 18:44

Ocentro governamental para as comunicações estratégicas e a segurança da informação apontou o dedo ao “agressor”, sem referir explicitamente a Rússia, num comunicado publicado na sua página no Facebook.

Devido ao ataque, nas últimas horas o Privatbank tem estado inoperacional e há falhas no Banco de Poupança do Estado da Ucrânia, ou Oschadbank.

Os sites do Ministério da Defesa e das Forças Armadas também foram atacados, disse o centro.

Em janeiro, a Ucrânia já tinha sido alvo de um grande ciberataque contra vários sites governamentais. As autoridades alegaram então ter provas do envolvimento da Rússia.

Este novo incidente surge numa altura em que intensas ações diplomáticas e a ameaça de sanções levaram a Rússia, suspeita de preparar uma invasão da Ucrânia, a anunciar a retirada de algumas das suas unidades militares concentradas nas fronteiras deste país.

Os países ocidentais congratularam-se com o anúncio como um sinal positivo, mas sublinharam que estão à espera de que a retirada se concretize.

PARTILHAR

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.