Silvana Zanchett: de acadêmica à candidata a Direção da UFMS Campus Coxim

Correio do Pantanal

2 abr 2021 às 20:25 hs
Silvana Zanchett: de acadêmica à candidata a Direção da UFMS Campus Coxim

 “A minha gestão será compromissada com o futuro da UFMS do Campus Coxim.”

1 de abril de 2021 0

Consolidar o campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na região norte do Estado; oferecer possibilidades de implantação de novos cursos na modalidade presencial e/ou EAD; fortalecer os cursos existentes; ampliar os serviços de atendimento à comunidade, com a implantação de laboratórios de práticas nas áreas de Enfermagem e Direito, por exemplo, são alguns dos principais planos de Silvana Aparecida da Silva Zanchett,  42 anos,  candidata ao cargo de Direção Campus Coxim (mandato 2021-2025)  no processo de consulta à comunidade acadêmica que acontecerá no próximo dia 12 de abril.

Nesse sentido, Silvana almeja levar sua experiência e confiança para continuar estreitando laços entre servidores, acadêmicos e a sociedade, colocando sua história de vida como exemplo do alcance e da importância da educação superior de qualidade: “Ingressei no Campus UFMS Coxim como acadêmica do Curso de História. Depois de graduada, continuei atuando na UFMS como Docente voluntária, fui professora substituta e, em fevereiro de 2015, tornei-me servidora do quadro efetivo. Posso dizer que a UFMS transformou minha vida e de minha família, pois fui a primeira a ter oportunidade de realizar um curso superior. Depois disso minha irmã cursou Letras e hoje meu sobrinho cursa Enfermagem, todos no Campus Coxim.”

Atualmente, além do cargo de Coordenadora do Curso de História, Silvana é docente de disciplinas de humanidades dos Cursos de História, Enfermagem e do recém implantando Curso de Direito, integrando desde as primeiras comissões internas do Campus para que o mesmo fosse efetivado: “Como é de conhecimento público, o Curso de Direito nasceu de uma demanda social e precisou ser abraçado e reconhecido como legítimo pela instituição para que se tornasse viável. Como não tínhamos advogados no Campus, a Direção, eu e um grupo de professores tomamos a frente e nos dispusemos a trabalhar nas comissões internas, preparando toda documentação e condições para que o MEC o aprovasse. Foi uma vitória de muitas mãos e mentes da qual tenho a honra de fazer parte”.

Por ter conhecimento acerca das potencialidades e fragilidades de Coxim, Silvana trabalhará arduamente em prol do Campus UFMS CPCX. Entre os desafios que o Campus enfrenta está o combate à evasão; o aumento de oportunidades de auxílios, bolsas e estágios para os discentes; e o fortalecimento dos Cursos de Letras, Sistemas de Informação, Enfermagem e Direito. “Quero dar continuidade aos laços institucionais estabelecidos pela administração central da UFMS com a comunidade coxinense, assumindo nosso lugar de destaque e status adquirido em toda a comunidade externa para ampliar as parcerias que fortalecem a nossa instituição na região norte do Estado de Mato Grosso do Sul”, enfatiza a candidata.

Sobre a candidata

Silvana Aparecida da Silva Zanchett, é natural de Coxim/MS, tem 42 anos de idade, é casada e tem dois filhos. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) mestrado (2013) e doutorado (2019) em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). Silvana também é Voluntária da ONG GAAM – Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura e atuante nos Conselhos Municipais.

Acompanhe a candidata nas redes sociais: Instagram (@silvanazanchett) e Facebook (Silvana Zanchett) e aproveite para saber mais.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.