Após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17) no Ministério Público Federal (MPF) em Campo Grande, entre os representantes do Hospital Universitário (HU) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), eles chegaram a acordos para que o hospital reabra o Pronto Atendimento Médico (PAM) e receba novos pacientes na próxima segunda-feira (20), a partir das 7h com uma nova dinâmica de atendimentos.
O HU que fechou o PAM na tarde desta quinta-feira (16), por conta da superlotação, informou que a paralisação seria por 15 dias e o motivo seria a falta de condições de atender os pacientes que já estão na unidade. Atualmente o local tem 26 leitos e abriga, atualmente, 67 pacientes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/0/A/MNPPBRSaG0skYix6TUMQ/superlotacao.jpg)
HU de Campo Grande fechou as portas por conta da superlotação (Foto: Rodrigo Grando / TV Morena)
A reunião foi solicitada pelo Procurador Federal Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, os representates das instituições firmaram o acordo que o HU irá receber exclusivamente pacientes regulados, exceto os casos urgentes de risco de morte que ingressarem no hospital, os quais deverão ser comunicados imediatamente à Central de Regulação.
Por outro lado a Sesau irá enviar relatórios diários, via email, ao HU, ao MPF e ao MPE, com os nomes e respectivas senhas do Sistema de Regulação dos pacientes encaminhados ao Pronto Atendimento Médico do HU, bem como daqueles encaminhados à Santa Casa e Hospital Regional no mesmo período.
A secretaria também irá disponibilizar um servidor para realizar conferência diária do Pronto Atendimento Médico do HU, com a finalidade de verificar nomes e senhas dos pacientes.