Posição dos EUA rumo à guerra comercial é o principal risco global em 2018

Correio do Pantanal

8 maio 2018 às 10:34 hs
Posição dos EUA rumo à guerra comercial é o principal risco global em 2018

O estudo “Economic Outlook” revelado pela “Crédito y Caución” mostra ainda que o abrandamento forçado do crescimento na China é outro dos riscos apontados para 2018.

O aumento do protecionismo dos Estados Unidos da América (EUA), que levam a uma eventual guerra comercial, é o principal risco global este ano, de acordo com o relatório “Economic Outlook” apresentado esta terça-feira, 8 de maio, pela empresa de seguros de crédito Crédito y Caución.

A posição norte-americana, nomeadamente as suas recentes decisões em matéria de política monetária, é a principal ameaça à robustez do crescimento e do comércio global em 2018, segundo as conclusões desta seguradora.

A seguradora indica no relatório que os seus especialistas não estão convencidos de que os EUA “vão realmente seguir com uma agenda protecionista”, mas caso isso venha a acontecer “seria o colapso do crescimento do comércio”. “Este paradigma de guerra comercial ainda não se coloca “porque afeta apenas uma parte limitada do comércio bilateral”, defendem.

A previsão divulgada hoje pela Crédito y Caució dá conta de que, caso este cenário ou outro onde esteja envolvida a União Europeia (UE) se concretize, poderá ter “graves consequências, com uma queda no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global de 0,5 pontos percentuais”.

Outros dos riscos globais que surgem neste relatório da empresa dizem respeito a uma queda abrupta no crescimento da China, assim como riscos geopolíticos,  a uma correção brusca nos mercados financeiros ou a uma instabilidade no preço do petróleo, embora a seguradora considere estes casos “mais improváveis e de efeitos moderados”.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.