
Líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o chanceler russo, Sergei Lavrov, encontraram-se em Pyongyang nesta quinta-feira (31) (Foto: Valery Sharifulin/TASS News Agency Pool Photo via AP)
Em visita a Pyongyang, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, convidou nesta quinta-feira (31) o líder norte-coreano Kim Jong-un a visitar a Rússia. O convite acontece durante a preparação para uma cúpula entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Venha à Rússia, ficaremos felizes de recebê-lo”, disse Lavrov a Kim, de acordo com um comunicado do ministério das Relações Exteriores da Rússia, segundo a France Presse. Kim nunca viajou à Rússia. O seu pai, Kim Jong Il, visitou o país em 2011 e 2012.
Nesse primeiro encontro com o líder norte-coreano, Lavrov transmitiu a Kim as “saudações cordiais” do presidente russo Vladimir Putin, que deseja “êxito nas importantes iniciativas que acontecem na península coreana”.
Lavrov viajou a Pyongyang depois de receber um convite de seu colega norte-coreano Ri Yong Ho, que em abril visitou a Rússia.
“Conversamos em detalhes sobre a situação internacional e, em particular, sobre os problemas que devem ser resolvidos para alcançar a desnuclearização da península coreana com a criação de um sistema estável para a paz e segurança”, declarou Lavrov, citado no comunicado após o encontro com o ministro norte-coreano.
A visita de Lavrov acontece no auge das atividades diplomáticas entre Coreia do Norte e Estados Unidos, com a aproximação de 12 de junho, data prevista da reunião de cúpula entre Trump e Kim.
O presidente americano chegou a anunciar o cancelamento da cúpula, mas a visita do alto funcionário da Coreia do Norte, Kim Yong-chol, a Nova York dá indícios de que ela ainda pode acontecer.