16 out 2017 às 10:45 hs
Incêndios florestais deixam mais de 30 mortos em Portugal

Focos de incêndios foram registrados nas regiões central e norte de Portugal e na Espanha.

Bombeiros trabalham para conter o fogo em Obidos, em Portugal, nesta segunda-feira (16)  (Foto: Armando Franca/ AP)

Bombeiros trabalham para conter o fogo em Obidos, em Portugal, nesta segunda-feira (16) (Foto: Armando Franca/ AP)

Os incêndios florestais que atingem região central e o norte de Portugal deixaram 31 mortos e 51 feridos entre domingo (15) e esta segunda-feira (16), informou a Defesa Civil, segundo o jornal português “Público”. Ao menos 15 feridos estão em estado grave.

O jornal ressalta que o número de vítimas ainda é provisório porque as equipes dos bombeiros ainda não conseguiram ter acesso a todas as localidades atingidas pelo fogo. As mortes foram registradas em Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Viseu.

Onda de incêndios em Portugal e na Espanha deixa mortos

Onda de incêndios em Portugal e na Espanha deixa mortos

O governo português declarou um estado de emergência pública em todas as regiões do norte do rio Tejo, um território com metade do tamanho do continente português, segundo a Reuters. No domingo foi registrado o recorde de 443 focos de incêndio no país, segundo a agência Efe.

Os incêndios voltam a atingir o centro de Portugal, onde em junho mais de 60 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Em Pedrógão Grande, na região de Leiria, mais da metade das vítimas morreu carbonizada dentro de seus carros na estrada entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

As chamas se espalharam devido aos fortes ventos à medida que resquícios da tempestade Ofélia atingiram a Península Ibérica, de acordo com a Reuters.

Voluntários combatem o incêndio que avançava sobre casas da região de Obidos, na madrugada desta segunda-feira (16)  (Foto: Armando Franca/ AP)

Voluntários combatem o incêndio que avançava sobre casas da região de Obidos, na madrugada desta segunda-feira (16) (Foto: Armando Franca/ AP)

Espanha

Bombeiros combatem incêndio na Espanha (Foto: Spanish Defence Ministry/UME/Luismi Ortiz/Handout via REUTERS )

Bombeiros combatem incêndio na Espanha (Foto: Spanish Defence Ministry/UME/Luismi Ortiz/Handout via REUTERS )

A Espanha também é atingida pelas chamas. Os corpos de duas das três vítimas, ambas mulheres, foram encontrados por bombeiros dentro de um carro queimado em uma estrada em Pontevedra, na Galícia. O terceiro, um homem com cerca de 70 anos, morreu enquanto tentava salvar os animais de sua fazenda, relatou a mídia, segundo a Reuters.

Os incêndios se propagaram rapidamente durante o fim de semana em uma paisagem afetada por um verão quente e algumas chamas na região espanhola da Galícia continuavam fora de controle nesta segunda-feira, afirmaram autoridades locais.

Polícia inspeciona carro onde duas mulheres foram encontradas mortas em Pontevedra, na Galícia, nordeste da Espanha  (Foto: Lalo R. Villar/ AP)

Polícia inspeciona carro onde duas mulheres foram encontradas mortas em Pontevedra, na Galícia, nordeste da Espanha (Foto: Lalo R. Villar/ AP)

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.