12 out 2017 às 06:27 hs
IFMS oferta 1,3 mil vagas em cursos técnicos integrados em dez cidades

Inscrições devem ser feitas até 3 de novembro

Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. Nessa modalidade, estudante faz o ensino médio e as disciplinas do curso técnico ao mesmo tempo. Depois de formado, pode ingressar em uma universidade ou tentar uma vaga no mercado de trabalho.

São nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem concorrer às vagas candidatos que concluíram o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro. O interessado também deve ter CPF em seu nome, já que o número deverá ser informado na inscrição.

Estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental em escola pública podem solicitar a gratuidade da inscrição no Exame de Seleção 2018, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O valor da taxa é de R$ 20,00.

Para solicitar o benefício, o candidato deve selecionar o item “Isenção de pagamento da taxa de inscrição” no ato da inscrição, que deve ser feita apenas pela internet, e logo em seguida anexar o comprovante de que estudou o 9º ano do ensino fundamental em escola pública.

O candidato que ainda está cursando o último ano do ensino fundamental na rede pública deverá anexar uma declaração de matrícula emitida pela escola, com o nome da instituição de ensino e assinatura do servidor responsável pela emissão.

Para quem concluiu o ensino fundamental, a comprovação pode ser feita com o histórico escolar ou uma declaração de conclusão emitida pela escola, com o nome da instituição de ensino e assinatura do servidor responsável pela emissão.

A previsão é que a lista de beneficiados com a gratuidade nas inscrições seja publicada no dia 27 de outubro na Central de Seleção do IFMS, onde está disponível o edital de abertura do processo seletivo. Quem tiver o pedido de isenção negado terá que fazer o pagamento da taxa de inscrição até 6 de novembro.

As inscrições do Exame de Seleção 2018 devem ser feitas até 3 de novembro na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. A prova será aplicada no dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus. O exame será composto por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o conteúdo programático.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.