12 out 2017 às 06:37 hs
Católicos celebram 300 anos de fé na Padroeira na basílica em Aparecida, SP

Expectativa é receber 200 mil romeiros nesta quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Confira a programação da festa.


Por G1 Vale do Paraíba e região

São esperados 200 mil romeiros neste 12 de outubro em Aparecida (Foto: Carlos Santos/G1)

São esperados 200 mil romeiros neste 12 de outubro em Aparecida (Foto: Carlos Santos/G1)

Católicos de todo país celebram o Dia da Padroeira, comemorado nesta quinta-feira (12), no Santuário Nacional em Aparecida (SP) – maior templo católico do país. Neste ano, a data marca o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A expectativa da administração da basílica é receber cerca de 200 mil romeiros.

Neste feriado estão previstas homenagens, missas especiais e procissão – uma vigília mariana, a partir de meia-noite foi a largada para as celebrações do dia 12.

A programação faz parte da Festa da Padroeira 2017, que neste ano começou mais cedo, na última terça-feira (10). Ao todo, serão três dias de festa.

Na noite de terça o santuário recebeu um show de padres cantores que contou com a participação especial do sertanejo Daniel, devoto de Aparecida. Na noite desta quarta-feira (11), a cúpula sobre o altar central foi inaugurada.

Os destaques desta quinta-feira são a missa solene das 9h30 e, à noite, um show na Tribuna Papa Bento 16, no pátio da basílica. O Festival da Padroeira vai ter apresentações de Chitãozinho e Xororó, Paula Fernandes, Elba Ramalho, Michel Teló, Daniel, Fafá de Belém, Preta Gil, Agnaldo Rayol, Joana, Renato Teixeira, Zé Ramalho e padre Fábio de Melo. A entrada é gratuita.

Por causa do feriado prolongado, Aparecida deve ter movimento intenso de fiéis até domingo (15). A basílica espera 500 mil turistas a partir desta quinta.

Desde a madrugada, fiéis chegavam para festejar o Dia da Padroeira em Aparecida (Foto: Carlos Santos/G1)

Desde a madrugada, fiéis chegavam para festejar o Dia da Padroeira em Aparecida (Foto: Carlos Santos/G1)

Nicho onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida é um dos pontos mais visitados (Foto: Carlos Santos/G1)

Nicho onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida é um dos pontos mais visitados (Foto: Carlos Santos/G1)

Polícia recomenda que motoristas tenham cuidado com os romeiros em peregrinação na Dutra (Foto: Carlos Santos/ G1)Polícia recomenda que motoristas tenham cuidado com os romeiros em peregrinação na Dutra (Foto: Carlos Santos/ G1)

Polícia recomenda que motoristas tenham cuidado com os romeiros em peregrinação na Dutra (Foto: Carlos Santos/ G1)

Dutra

O principal acesso ao Santuário Nacional de Aparecida é a Dutra. O corredor liga as capitais São Paulo e Rio de Janeiro. O tráfego no trecho de Aparecida deve ser intenso das 7h às 13h.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o policiamento será reforçado em pontos estratégicos para evitar acidentes e também crimes contra os romeiros, que fazem peregrinação ás margens da rodovia. Cerca de 5 mil percorreram a pé a via desde o dia 1º de setembro, de acordo com a concessionária que administra o corredor.

Para evitar fila no pedágio em Pindamonganhaba, trajeto dos motoristas rumo à basílica, a concessionária vai adotar o serviço de ‘papa filas’, que é a venda de cupons nas fila das cabines e turnos extras nos atendimentos.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.