Mas União Europeia poderá ser autorizada a impor tarifas sobre os produtos americanos.
Por France Presse
Os Estados Unidos iniciaram nesta sexta-feira (18) a aplicação de tarifas sobre produtos da União Europeia, que totalizam US$ 7,5 bilhões, incluindo aviões da Airbus, vinhos franceses e uísques escoceses.

As tarifas entraram em vigor à 0h01 de Washington (1h01 em Brasília) e foram impostas apesar dos esforços de funcionários europeus e das ameaças de represálias do ministro francês da Economia, Bruno Le Maire.
Os EUA removeram artigos de couro – entre outros itens – de sua lista original, poupando marcas de luxo como Givenchy e Louis Vuitton.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou na segunda-feira (14) Washington a impor tarifas à UE, em retaliação aos subsídios concedidos à fabricante europeia de aeronaves Airbus.
No início de outubro, a OMC autorizou o estabelecimento de tarifas de US$ 7,5 bilhões sobre bens e serviços europeus importados todos os anos. A decisão, porém, deveria ser aprovada pelo Órgão de Solução de Litígios (OSD) da organização.
A UE reagiu à decisão afirmando que “lutará até o fim” para dissuadir os americanos de impor sanções alfandegárias. A organização ainda quer encontrar uma solução negociada com Washington para, assim, evitar a escalada das atuais tensões comerciais.
Se as discussões falharem, a UE poderá ser autorizada a impor tarifas sobre os produtos americanos.