14 nov 2018 às 14:31 hs
Startup Weekend movimenta o final de semana em Coxim; confira os vencedores
Equipe de Mentores : (da esquerda para direita) Adaylon, Daniel, Carolis, Vitoriano, Cezar, Guilherme, Camila, Rafize e Luzicarla.

No final de semana de  09 a 11 de novembro foi realizado um dos maiores eventos mundiais de educação empreendedora em Coxim, o Startup Weekend. Neste evento utiliza-se a metodologia da Techstars, uma empresa da Google presente em mais de 150 países, que só no Brasil realiza mais de mil eventos por ano.

O primeiro evento em Coxim não teve custo para os participantes, pois foi realizado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com apoio da  Agência de Inovação da UFMS (AGINOVA), do Sebrae, do campus de Coxim da UFMS(CPCX) e diversas empresas do comércio local.

Para realização dessa edição do Startup Weekend foram convidados mentores e jurados, de Coxim, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Vitória, e especializados em várias áreas de conhecimento.

A equipe de jurados foi composta de um especialista em Startups, representantes de entidades públicas locais.

Três equipes vencedoras ganharam ingressos para o programa Five Weeks. O Five Weeks é um programa gratuito de iniciação e imersão em que startups de todo o MS são selecionadas para validar ideias de negócios inovadoras e desenvolver características empreendedoras. Essas três equipes selecionadas irão passar 5 semanas no  Living Lab MS, que consiste em um projeto colaborativo iniciado pelo Sebrae MS, em parceria com 42 instituições públicas e privadas que têm como objetivo desenvolver ideias inovadoras e startups no Mato Grosso do Sul.

1° Colocado: Accessible World

Primeira equipe vencedora no SWCoxim – Accessible World

O objetivo desta startup foi alertar o mundo sobre um problema grave que atinge em torno de 45 milhões de portadores de necessidades especiais no Brasil e 650 milhões no mundo segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O problema é a utilização das mesas prioritárias nos espaços públicos e privados de alimentação por pessoas que não são portadoras de necessidades especiais, causando assim transtorno e desconforto tanto ao portador de necessidades especiais quanto a pessoa que está ocupando a mesa. Assim criamos um produto chamado mesa retrátil, uma mesa que impossibilita que a pessoa não portadora de necessidades especiais utilize a mesa. O portador de necessidades especiais terá acesso a um cartão que desbloqueará a mesa para a sua utilização tranquilamente garantindo assim 100% um direito já existente no estatuto da pessoa portadora de necessidades especiais.

2° Colocado: Easy Food

Segunda equipe vencedora no SWCoxim – Easy Food

Easy Food surgiu de um problema corriqueiro presente na maioria das cidades brasileiras que é a falta de opção de escolher o seu alimento, como marmita, lanches, pizzas entre outros. O aplicativo Easy Food é um marketplace que trás uma solução prática e rápida, possibilitando os clientes a escolha do alimento tanto para delivery como para mesa e os fornecedores terão a possibilidade de atender muito mais clientes e com satisfação de ambos principalmente no quesito desperdiço de alimentos.

3° Colocado: Me Contrate

Terceira equipe vencedora no SWCoxim – Me Contrate

Baseado na dificuldade em contratar um prestador de serviço com boa referência e de qualidade para sua residência, a ME CONTRATE oferece a solução! Um aplicativo onde os prestadores de serviço se cadastram e criam seu perfil. Os usuários, que também se cadastram, podem escolher o prestador que se enquadra dentro dos critérios que ele mais preza (qualidade de trabalho, melhor preço, profissionalismo…). Essa classificação é feita pelos próprios usuários que contrataram esses prestadores, trazendo assim confiança e credibilidade para quem irá contratar.

O evento contou com a presença da professora Eliene Dias de Oliveira, Diretora do Câmpus de Coxim, representando a UFMS.

Para a realização deste evento, foi criada uma equipe de organização composta de professores e alunos da UFMS, sob a coordenação do Professor Gedson Faria. Esta equipe começou a trabalhar desde maio/2018 participando pela primeira vez de um Startup Weekend em Campo Grande. Desde então foram organizados e realizados todas as tarefas necessárias e exigidas pela Techstarts, transpondo os mais diversos obstáculos pelo caminho.

Equipe de Organização: Joabe Ramone, Glasielly Proença, Mateus Braz, Gedson Faria, Kleber Kruguer, Geovanna Santiago, Gabriel Leão, Willham de Paula, Maurício Tago.
ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.