8 out 2018 às 04:57 hs
Nenhuma mulher é eleita governadora no 1º turno; apenas uma vai para o 2º

Por Clara Velasco, G1


Nenhuma mulher foi eleita governadora no primeiro turno das eleições de 2018. Apenas uma candidata foi para o segundo turno e tem chance de ser eleita: Fátima Bezerra, do PT, no Rio Grande do Norte.

No total, 30 mulheres se candidataram para o cargo de governador nas eleições deste ano. Entre as 27 unidades da federação, 8 não tiveram nenhuma candidata: Alagoas, Amapá, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os estados com mais mulheres candidatas foram Pernambuco e Piauí, com 3 cada um.

Caso Fátima Bezerra não se eleja no segundo turno, será a primeira vez desde as eleições de 1990 que o país não terá nenhuma mulher como governadora.

Em 2014, Suely Campos (PP) foi a única governadora eleita no país, em Roraima. Entre 1993 e 2010, o Brasil teve pelo menos uma mulher eleita em algum estado. O ano com mais eleitas foi 2006, com Yeda Crusius (PSDB) no Rio Grande do Sul, Ana Júlia (PT) no Pará e Wilma de Faria (PSB) no Rio Grande do Norte.

Apenas uma mulher tem chance de ser eleita governadora nas eleições de 2018 — Foto: Alexandre Mauro/G1

Apenas uma mulher tem chance de ser eleita governadora nas eleições de 2018 — Foto: Alexandre Mauro/G1

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.