22 nov 2018 às 17:06 hs
Grupo Zema vende empresa de distribuição de combustíveis

Por G1 Minas — Belo Horizonte


Grupo Zema vende postos de combustíveis — Foto: Grupo Zema/Divulgação
Grupo Zema vende postos de combustíveis — Foto: Grupo Zema/Divulgação

O Grupo Zema divulgou, nesta quinta-feira (22), que assinou contrato para vender sua empresa de distribuição de combustíveis Zema Petróleo – composta pela TRR Zema Diesel e pela importadora Zema Importação – para a Total multinacional francesa, uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo. O valor da negociação não foi informado.

O Grupo Zema pertence à família do empresário Romeu Zema, eleito governador de Minas Gerais pelo partido Novo.

A transação faz parte da estratégia do grupo mineiro de focar a atuação em outros segmentos de negócios, entre eles, o varejo com mais de 400 lojas, e na financeira, cuja primeira loja exclusiva foi inaugurada em agosto de 2018.

Com essa aquisição, a francesa Total se insere no maior mercado de produtos de petróleo da América do Sul e no segundo maior mercado mundial de biocombustíveis de baixa emissão de carbono.

A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nessa empreitada, o Grupo Zema foi assessorado pelo Banco ABC Brasil.

Zema Petróleo

Fundada em 1997, em Araxá, na Região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, a Zema Petróleo está entre as 15 maiores distribuidoras de combustíveis regionais do Brasil.

Com faturamento de R$ 2,6 bilhões em 2017, a Zema Petróleo possui 13 bases de distribuição e duas bases de TRR, mais de 280 postos e 30 consumidores finais como transportadoras, produtores rurais e construtoras, por exemplo, a maior parte deles situados em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, além de fornecer combustíveis para mais de 2 mil postos bandeira branca nas mesmas regiões.

Grupo Zema

Fundado em 1923, em Araxá, em Minas Gerais, o Grupo Zema é um dos maiores conglomerados empresariais do país. Presente em dez estados brasileiros e com cerca de 5,3 mil colaboradores, atua em diferentes segmentos, com destaque para lojas de varejo, com móveis, eletrodomésticos e vestuários, concessionárias de veículos e serviços financeiros.

Total no Brasil

A Total está presente no Brasil há mais de 30 anos. O Grupo conta com mais de 3 mil funcionários no país e opera com cinco filiais os segmentos de exploração e produção de oléo e gás, lubrificantes, produtos químicos e energia renovável.

A carteira de exploração e produção da Total inclui atualmente 19 ativos, localizados nas bacias de Campos, Santos, Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas e Pelotas.

Total

A Total é uma das maiores empresas no setor de energia mundial que produz e comercializa combustíveis, gás natural e eletricidade de baixa emissão de carbono, com 100 mil funcionários.

Com ativos em mais de 130 países, a ambição da empresa é se tornar a principal empresa de energia do mundo.

ATENÇÃO: Comente com responsabilidade, os comentários não representam a opnião do Jornal Correio do Pantanal. Comentários ofensivos e que não tenham relação com a notícia, poderão ser retirados sem prévia notificação.